Preventiva para trio por mais de 100 furtos em cemitérios, carros e casas

O Tribunal de Leiria aplicou hoje prisão preventiva a três dos suspeitos por mais de uma centena de furtos em cemitérios, interior de veículos e residências e obrigar a apresentações bissemanais a outros dois, disse fonte da GNR.

© D.R.

Após serem ouvidos em primeiro interrogatório judicial, os três homens suspeitos vão aguardar julgamento em prisão preventiva e as duas mulheres com apresentações duas vezes por semanas nas autoridades policiais da sua área de residência, explicou a mesma fonte.

Os cinco, entre os 25 e os 33 anos, foram detidos pela GNR nos concelhos de Alenquer e Torres Vedras por serem suspeitos de mais de uma centena de furtos em cemitérios, interior de veículos e residências nos distritos de Leiria, Lisboa, Coimbra, Santarém, Évora e Setúbal.

No âmbito de uma investigação que durou cerca de dois meses, os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) cumpriram cinco mandados de detenção e de 23 mandados de busca, quatro domiciliárias e 19 não domiciliárias em veículos, terrenos, armazéns e empresas operadoras de gestão de resíduos, nos concelhos de Alenquer, Almeirim, Figueira da Foz, Loures, Rio Maior, Santarém e Torres Vedras.

Na operação, foi apreendido material “proveniente dos furtos”: quatro veículos e uma minimoto, 495 euros em dinheiro, 738 quilogramas de metais não preciosos, já processados para venda, 24 estatuetas, duas televisões, um monitor, um equipamento eletrónico de jogos, uma máquina fotográfica, um relógio e diversas bases em pedra mármore e granito resultantes do desmantelamento de estatuetas religiosas.

A GNR apreendeu ainda diversos documentos e faturas relativos à venda de metais preciosos e não preciosos e diversas ferramentas de apoio ao processamento e furto.

Outas quatro pessoas, entre os 20 e os 64 anos, com antecedentes criminais por crimes idênticos, foram também constituídas arguidas, assim como uma empresa, suspeita de auxílio à prática dos crimes perpetrados e recetação.

Últimas do País

Em causa estão as linhas 200, 208, 305, 501, 703 e 801, cujos autocarros, vindos da Cordoaria, deixarão de fazer o percurso atual pela Rua de Ceuta, Rua do Almada e Rua de Ramalho Ortigão, voltando a fazer o percurso normal pela Rua dos Clérigos e Praça da Liberdade.
Portugal conquistou sete medalhas, duas de ouro, uma de prata e quatro de excelência, na 9.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões (EuroSkills), após ter competido com 32 países durante três dias na Dinamarca.
As urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, estão encerradas por falta de médicos, revelou o Governo, sendo este o único hospital da margem sul que estava a assegurar o serviço este fim-de-semana.
Um cachalote com 15 metros de comprimento e aproximadamente 14 toneladas arrojou na tarde de sexta-feira na Ilha da Armona, em Olhão, tendo acabado por morrer no local, foi hoje divulgado.
Uma pessoa morreu hoje atropelada por um comboio Alfa Pendular na Linha ferroviária do Norte, em Santarém, disseram à agência Lusa várias fontes.
Um militar de 24 anos morreu este sábado no Regimento de Apoio Militar de Emergência, em Abrantes. O Exército já iniciou averiguações e disponibilizou apoio psicológico à família e colegas.
O IPMA colocou ainda 50 concelhos do interior Norte e Centro, do Alentejo e do Algarve em risco muito elevado de incêndio.
Bombeiros querem incentivo à carreira de bombeiro voluntário, “porque cada vez mais a juventude não quer aderir aos bombeiros”, com reduções no IRS e IMI.
O presidente do CHEGA desafiou hoje todas as forças políticas a um "consenso suprapartidário" para melhorar as condições de trabalho dos bombeiros, considerando que esta matéria "tem que estar já no Orçamento" do Estado para 2026.
Uma infestação de mosquitos na localidade da Maceira, no litoral do concelho de Torres Vedras, está a levar as autoridades de saúde pública a tomar medidas e a efetuar recomendações à população.