Kiev atacou duas fábricas de explosivos russas

As Forças Armadas ucranianas atacaram duas fábricas russas envolvidas na produção de explosivos para o exército russo durante a noite, informou o Estado-Maior do exército ucraniano.

© Facebook de Volodymyr Zelensky

“Como parte da redução da capacidade inimiga na produção de explosivos e munições, as Forças de Sistemas Não Tripulados das Forças Armadas da Ucrânia e outras Forças de Defesa atacaram importantes instalações do complexo militar-industrial do atacante russo”, revelaram em comunicado divulgado hoje de manhã.

Em particular, a fábrica da Sociedade Anónima NKK foi atacada em Novokuybyshevsk, na região de Samara, na Federação Russa, provocando explosões e um incêndio.

A fábrica é líder na produção de componentes para explosivos utilizados pelo exército russo.

A central de catalisadores de Novokuybyshevsk produz catalisadores que são cruciais para a operação das refinarias de petróleo da Rússia e para a produção de combustível de aviação, gasóleo utilizado por veículos blindados de combate e combustível de foguete, escreveu o coronel Andriy Kovalenko, do Centro de Combate à Desinformação do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, na plataforma Telegram.

A central de Nevinnomyssk, na região de Stavropol, na Federação Russa, um importante produtor de componentes básicos para explosivos, munições e combustível para ‘rockets’, também foi atacada, segundo o exército ucraniano.

Embora tenham sido relatadas uma série de explosões e um incêndio na área, o impacto do ataque está a ser esclarecido.

Kovalenko indicou que a central é “um elemento crítico do complexo militar-industrial russo” e produz anualmente até um milhão de toneladas de amoníaco e mais de um milhão de toneladas de nitrato de amónio, componentes essenciais para explosivos e projéteis de artilharia.

A melamina, o ácido acético, o metanol e o nitrato de potássio, frequentemente utilizados na produção de granadas e minas terrestres, também são ali sintetizados, escreveu a autoridade ucraniana.

As autoridades de ambas as regiões russas confirmaram os ataques com drones, mas não divulgaram o seu impacto.

Sessenta e seis drones ucranianos foram intercetados em território russo, de acordo com o Ministério da Defesa russo, incluindo oito na região de Stavropol e um na região de Samara.

Últimas do Mundo

Mais de 527 mil estrangeiros em situação irregular foram expulsos dos EUA desde o início do segundo mandato de Trump, incluindo criminosos perigosos. Entre eles, Bou Khathavong, responsável pelo homicídio de um adolescente em 1994, foi finalmente enviado para o Laos.
O grupo Patriotas pela Europa alerta para a construção da maior mesquita da Europa, a apenas seis quilómetros do Parlamento Europeu, acusando o projeto de visar a imposição da Sharia no continente. O financiamento vem maioritariamente da Turquia e está ligado à organização islamista Millî Görüş.
Inundações provocadas por chuvas recorde no centro do Vietname mataram pelo menos dez pessoas esta semana e deixaram mais de 128 mil casas debaixo de água, anunciaram esta quinta-feira as autoridades vietnamitas.
Os governos de Portugal e Espanha e a Comissão Europeia acordaram um conjunto de ações que vão permitir avançar com a ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid até 2030, com viagem de cinco horas, anunciou hoje o Ministério das Infraestruturas.
As autoridades francesas efetuaram cinco novas detenções, incluindo a de um dos principais suspeitos, no âmbito da investigação do assalto ao Museu do Louvre, em Paris, noticiou hoje a rádio RTL.
A previsão é uma queda de 7% nos preços tanto em 2025 como em 2026, impulsionada pelo fraco crescimento económico global, pelo excedente crescente de petróleo e pela incerteza política, de acordo com o Commodity Markets Outlook, divulgado esta quarta-feira.
Um homem foi detido em Espanha após 11 dias nos cuidados intensivos com queimaduras muito graves sofridas quando tentava roubar cabos com cobre de uma subestação de energia.
Cerca de 86% das empresas sofreram pelo menos um ciberataque no ano passado e quase um terço enfrentou cinco ou mais, de acordo com o '2025 Global Cybersecurity Skills Gap Report' da Fortinet hoje divulgado.
Os vídeos com representação visual de tortura ou violência, bem como sobre jogos de azar serão restritos a maiores de 18 anos, uma medida que faz da parte das mudanças anunciadas pelo YouTube.
A Europa está a sofrer uma mudança demográfica sem precedentes, com o número de muçulmanos a crescer 16% numa década e o de cristãos em queda acentuada, revela o Pew Research Center. O estudo aponta a imigração e a maior natalidade como causas principais.