Putin e Trump discutem por telefone tensões no Médio Oriente e negociações na Ucrânia

Os Presidentes russo, Vladimir Putin, e norte-americano, Donald Trump, debateram hoje, numa conversa telefónica de 50 minutos, a escalada da situação no Médio Oriente e as negociações de paz na Ucrânia, indicou o Kremlin.

© Facebook/Vladimir Putin

Durante a conversa, Putin informou Trump sobre as suas recentes conversações com os líderes do Irão e de Israel e reiterou a proposta de Moscovo de procurar soluções mutuamente aceitáveis para a questão nuclear iraniana, precisou o conselheiro dos Negócios Estrangeiros do Presidente russo, Yuri Ushakov.

“A perigosa escalada da situação no Médio Oriente esteve, naturalmente, no centro da troca de opiniões” entre os dois chefes de Estado, declarou Ushakov à comunicação social, após a conversa de Putin e Trump.

“Vladimir Putin, tendo condenado a operação militar contra o Irão, expressou sérias preocupações com a possível escalada do conflito”, prosseguiu Ushakov, alertando para “consequências imprevisíveis para toda a situação no Médio Oriente”.

Putin também reiterou a disponibilidade russa para realizar possíveis esforços de mediação e observou que a Rússia havia proposto medidas “visando encontrar acordos mutuamente aceitáveis” durante as negociações entre os Estados Unidos e o Irão sobre o programa nuclear iraniano.

“A abordagem assente em princípios e o interesse da Rússia num acordo permanecem inalterados”, disse Ushakov.

Trump descreveu a situação regional como “muito alarmante”, indicou Ushakov, mas reconheceu “a eficácia” dos ataques de Israel a alvos no Irão.

Os dois líderes não descartaram um possível retorno às negociações sobre o programa nuclear iraniano, de acordo com Ushakov.

Segundo o conselheiro russo, Putin informou Trump sobre a aplicação de acordos durante as negociações de paz em Istambul entre as delegações russa e ucraniana, incluindo a troca de prisioneiros de guerra.

“O nosso Presidente observou que está em curso uma troca de prisioneiros de guerra, incluindo feridos graves e prisioneiros de guerra com menos de 25 anos de idade”, referiu Ushakov, além de expressar disponibilidade para continuar as negociações com os ucranianos.

Por seu lado, Trump “manifestou interesse num rápido fim do conflito russo-ucraniano”, precisou, acrescentando que Putin também deu a Trump os parabéns pelo 79.º aniversário.

Últimas do Mundo

Mais de 527 mil estrangeiros em situação irregular foram expulsos dos EUA desde o início do segundo mandato de Trump, incluindo criminosos perigosos. Entre eles, Bou Khathavong, responsável pelo homicídio de um adolescente em 1994, foi finalmente enviado para o Laos.
O grupo Patriotas pela Europa alerta para a construção da maior mesquita da Europa, a apenas seis quilómetros do Parlamento Europeu, acusando o projeto de visar a imposição da Sharia no continente. O financiamento vem maioritariamente da Turquia e está ligado à organização islamista Millî Görüş.
Inundações provocadas por chuvas recorde no centro do Vietname mataram pelo menos dez pessoas esta semana e deixaram mais de 128 mil casas debaixo de água, anunciaram esta quinta-feira as autoridades vietnamitas.
Os governos de Portugal e Espanha e a Comissão Europeia acordaram um conjunto de ações que vão permitir avançar com a ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid até 2030, com viagem de cinco horas, anunciou hoje o Ministério das Infraestruturas.
As autoridades francesas efetuaram cinco novas detenções, incluindo a de um dos principais suspeitos, no âmbito da investigação do assalto ao Museu do Louvre, em Paris, noticiou hoje a rádio RTL.
A previsão é uma queda de 7% nos preços tanto em 2025 como em 2026, impulsionada pelo fraco crescimento económico global, pelo excedente crescente de petróleo e pela incerteza política, de acordo com o Commodity Markets Outlook, divulgado esta quarta-feira.
Um homem foi detido em Espanha após 11 dias nos cuidados intensivos com queimaduras muito graves sofridas quando tentava roubar cabos com cobre de uma subestação de energia.
Cerca de 86% das empresas sofreram pelo menos um ciberataque no ano passado e quase um terço enfrentou cinco ou mais, de acordo com o '2025 Global Cybersecurity Skills Gap Report' da Fortinet hoje divulgado.
Os vídeos com representação visual de tortura ou violência, bem como sobre jogos de azar serão restritos a maiores de 18 anos, uma medida que faz da parte das mudanças anunciadas pelo YouTube.
A Europa está a sofrer uma mudança demográfica sem precedentes, com o número de muçulmanos a crescer 16% numa década e o de cristãos em queda acentuada, revela o Pew Research Center. O estudo aponta a imigração e a maior natalidade como causas principais.