Temperaturas elevadas em Portugal a partir de segunda-feira e DGS deixa alertas

O território nacional vai ser afetado, a partir de segunda-feira, por temperaturas a ultrapassar, em algumas regiões, os 40 graus, com a Direção-Geral da Saúde a deixar uma série e recomendações à população.

© DR

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou uma grande parte do país, na segunda-feira, sob aviso amarelo, devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima”, alargando-o, na terça-feira, ao território nacional continental.

Na segunda-feira, vão estar sob aviso amarelo os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branco e Portalegre. Em Beja, as temperaturas chegam aos 40 graus.

Na terça-feira, juntam-se a estes distritos Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga. Neste dia, a temperatura máxima, em Santarém, vai ser de 43 graus.

As mínimas vão rondar os 20 graus na maioria do território.

Numa nota, a Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta da situação e deixou várias recomendações para lidar com o calor, aconselhando a “beber água, mesmo quando não tem sede, evitando o consumo de bebidas alcoólicas” e a tentar permanecer “em ambientes frescos ou climatizados, com sombras e circulação de ar, pelo menos duas a três horas por dia”.

A DGS apelou ainda para que seja evitada “a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas” e que seja usado protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovada a aplicação de duas em duas horas e após banhos na praia ou piscina.

De acordo com a DGS, devem ser utilizadas “roupas de cor clara, leves e largas, que cubram a maior parte do corpo, chapéu e óculos de sol com proteção ultravioleta” e evitadas “atividades no exterior que exijam grandes esforços físicos”, como desportivas e de lazer.

A DGS disse ainda que deviam ser escolhidas “as horas de menor calor para viajar de carro” e evitar permanecer em viaturas estacionadas e expostas ao sol.

Por outro lado, indicou, deve ser dada “atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como crianças, pessoas idosas, doentes crónicos, grávidas, trabalhadores com atividade no exterior” e ser assegurado que “as crianças bebem água frequentemente e permanecem em ambientes frescos e arejados”.

Segundo a DGS, “as crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta”.

A entidade pediu ainda que se contactem e acompanhem “os idosos e outras pessoas que vivam isoladas, assegurando a sua correta hidratação e permanência em ambientes frescos e arejados” e apelou para que a população se mantenha informada “relativamente às condições climatéricas, para poder adotar os cuidados necessários”.

“Em caso de emergência, e se apresentar sinais de alerta (tais como suores intensos, febre, vómitos/náuseas ou pulsação acelerada/fraca), contactar o SNS 24 através do número 808 24 24 24, ou ligar para número europeu de emergência 112”, rematou.

Últimas do País

O taxista acusado de atropelar mortalmente um jovem universitário numa passadeira em Lisboa, em setembro de 2024, foi esta quinta-feira condenado a 14 anos e nove meses de prisão.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através das suas Unidades Regionais, realizou, nas últimas semanas uma operação nacional de fiscalização direcionada à comercialização de brinquedos.
O Governo vai conceder tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos próximos dias 24, 26 e 31 de dezembro, mais um dia do que o habitual, refere um despacho assinado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.
A Polícia Judiciária deteve no Algarve um homem de 37 anos processado pelas autoridades brasileiras por suspeitas de crimes de abuso sexual de crianças e pornografia de menores, foi hoje anunciado.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) realiza esta quinta-feira um plenário de protesto no aeroporto de Lisboa devido à ausência de resposta do Governo em resolver os problemas dos polícias que estão nas fronteiras aéreas.
O Ministério do Ambiente e Energia foi hoje alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária, na sequência das anteriormente efetuadas na empresa Transtejo, por suspeita de fraude na obtenção de subsídios, segundo fonte ligada ao processo.
A Inspeção-geral da Saúde está a analisar se há indícios de responsabilidade financeira em três conselhos de administração do hospital de Santa Maria, incluindo o que foi liderado pela ministra da saúde, Ana Paula Martins.
A Transtejo foi hoje alvo de buscas por suspeitas de fraude na obtenção de subsídios, estando em causa 17 milhões de euros, anunciou a Polícia Judiciária, indicando que a operação decorreu de um inquérito dirigido pela Procuradoria Europeia.
Portugal teve a segunda maior quebra no índice de produtividade do trabalho agrícola, de 10,7%, em 2025, tendo o indicador aumentado 9,2% na UE em comparação com o ano anterior, divulga hoje o Eurostat.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou hoje para esquemas de recomendações de investimento fraudulentos em redes sociais, em particular em grupos de WhatsApp, que podem servir como um meio para manipulação de mercado.