Teresa Bonvalot é campeã portuguesa de surf pela sexta vez

Teresa Bonvalot conquistou hoje o seu sexto título de campeã portuguesa de surf, ao triunfar na etapa açoriana da Liga da modalidade, disputada em São Miguel.

© facebook de Teresa Bonvalot

Aos 25 anos, a surfista do Sporting triunfa antecipadamente na principal competição nacional de surf, com quatro etapas disputadas e ainda duas por realizar.

Passados 10 anos, volta a ser bicampeã e chega às 30 vitórias na Liga Meo Surf. No Ribeira Grande Pro, a olímpica repete os sucessos de 2022 e 2024.

Teresa Bonvalot estreou-se em 2013 no circuito português de surf, sendo então sétima classificada. Em 2014, com 14 anos apenas, foi campeã pela primeira vez. Voltaria a triunfar em 2015, 2020, 2022 e 2024.

Esta temporada, Teresa Bonvalot esteve sem rival e venceu as etapas do Porto, Ericeira e Açores, sendo segunda na Figueira da Foz. No total, são já 30 sucessos, marca apenas superada pelas 39 de Patrícia Lopes.

Em São Miguel, marcou um ‘score’ combinado de 12,10 pontos, em 20 possíveis, derrotando Maria Salgado (nove pontos), única surfista que podia ter adiado a decisão para Peniche.

Bonvalot carimbou igualmente a vitória na Allianz Triple Crown, o sub-troféu para os melhores surfistas no conjunto das três etapas de Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande.

A campeã assegurou ainda um ‘wildcard’ para o Quiksilver Fest, em Hossegor, França, um dos mais importantes eventos especiais da modalidade.

A surfista pretende agora pontuar no Challenger Series, o circuito que garante vagas para o Championship Tour, a disputar em Ballito Pro, África do Sul, 30 de junho a 6 de julho.

A prova masculina foi vencida por Francisco Ordonhas, com Luís Perloiro a sair dos Açores na liderança do ranking masculino.

Na final, Ordonhas somou 15,80 pontos, contra 14,20 de Matias Canhoto.

Será no Bom Petisco Peniche Pro, de 24 a 26 de outubro, que se vai decidir o campeão nacional masculino.

Luís Perloiro, que conquistou o ‘wildcard’ masculino para o Quiksilver Fest, parte para a decisiva etapa na frente, mas com vários surfistas ainda nas contas da luta pelo título.

Últimas de Desporto

Dupla portuguesa ficou em segundo lugar em Milão, naquela que foi a terceira medalha para Portugal nos Mundiais de Canoagem que decorrem em Itália. João Ribeiro e Messias Baptista falharam ouro por meros 16 centésimos de segundo.
O tenista português Nuno Borges regressa a Nova Iorque para repetir a presença nos oitavos de final do Open dos Estados Unidos, um ‘major’ que considera “muito especial” e que começou a visitar como representante universitário no ‘kids day’.
O canoísta Fernando Pimenta apurou-se hoje para a final dos olímpicos K1 1.000 dos Mundiais de Milão, com o segundo melhor tempo numa meia-final que juntou as principais estrelas da modalidade.
A seleção portuguesa de canoagem tem hoje a primeira possibilidade de conquistar uma medalha nos Mundiais de Milão, destacando-se a embarcação de K4 500 metros masculino, atual campeão da Europa.
A seleção portuguesa de canoagem estreia-se hoje nos Mundiais de Milão com a responsabilidade de defender dois títulos alcançados em 2023, o de K1 1.000 metros e o de K2 500.
Os incidentes em espetáculos desportivos durante a época 2024/25 registaram uma redução global de 23% face à anterior, de acordo com os dados nacionais divulgados hoje pela Polícia de Segurança Pública (PSP).
O português Miguel Oliveira (Yamaha) terminou hoje em 19.º os treinos cronometrados para o Grande Prémio da Áustria de MotoGP, 13.ª ronda do Mundial de motociclismo de velocidade, após sofrer uma queda que obrigou à suspensão dos trabalhos.
Portugal garantiu hoje o apuramento para fase final do Campeonato da Europa de voleibol feminino de 2026, depois de vencer a Geórgia, por 3-0, no último jogo da fase de qualificação.
Os ginastas Gabriel Albuquerque e Lucas Santos conquistaram hoje a medalha de ouro na competição de trampolim sincronizado dos Jogos Mundiais, a decorrerem em Chengdu, na China, assegurando a primeira subida ao pódio da Equipa Portugal.
O piloto australiano Oscar Piastri (McLaren) venceu hoje o Grande Prémio da Bélgica de Fórmula 1, 13.ª ronda da temporada, e reforçou o comando do campeonato.