Graças ao CHEGA, Governo avança apenas com privatização parcial da TAP

Foi graças ao CHEGA que o Governo optou por avançar apenas com uma privatização parcial da TAP, limitando-se a colocar até 49% do capital da companhia aérea no mercado. A posição firme do partido à entrega do controlo da empresa a privados acabou por travar a intenção de uma venda maioritária já nesta fase.

©TAP

O executivo compromete-se a “lançar e concluir a primeira fase do processo de reprivatização do capital social da TAP, assegurando a manutenção da sede e do centro operacional em Lisboa, bem como das rotas-chave e da conectividade direta” — uma referência direta a destinos como o Brasil.

A recusa do CHEGA e também do PS em permitir que a TAP passe para controlo privado, avança o Diário de Notícias, ditou o adiamento da segunda fase da privatização, que implicaria a venda da maioria do capital. Sem uma maioria no Parlamento e sob pressão política, o Governo foi forçado a recuar, deixando o futuro da TAP dependente de futuras condições parlamentares e de estabilidade política — algo que, para já, permanece incerto.

Últimas de Economia

O número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais aumentou 4,8% para 34,480 milhões no primeiro semestre, face ao mesmo período de 2024, com o Reino Unido como principal país de origem e destino dos voos.
A EDP Renováveis (EDPR) assinou um acordo com a Encavis para a venda de 100% de um portfólio solar em Itália, com um valor estimado de mais de 250 milhões de euros, segundo um comunicado ao mercado.
O Presidente da República promulgou hoje um diploma que introduz novas de gestão do crédito malparado pelas instituições financeiras com o objetivo de os bancos lidarem melhor com os créditos não produtivos.
Mais de metade (54,2%) dos desempregados no primeiro trimestre deste ano continuava sem emprego no segundo trimestre, tendo 27,3% encontrado trabalho, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
A brasileira Taurus, maior fabricante de revólveres do mundo, anunciou na sexta-feira que transferirá parte da produção para os Estados Unidos, diante da inviabilidade de exportar para esse país devido à tarifa adicional de 50%.
As salas de cinema portuguesas registaram uma quebra de 35,7% no número de espectadores em julho face ao mesmo mês de 2024, com perdas superiores a 31% na receita, revelou hoje o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
A Lufthansa desistiu das negociações para entrar no capital da companhia aérea espanhola Air Europa, após meses de conversações, deixando a Turkish Airlines como o único potencial investidor, depois de também a Air France-KLM se ter retirado do processo.
A União Europeia (UE) anunciou hoje a suspensão das medidas de retaliação previstas contra os Estados Unidos, em resposta às tarifas aduaneiras impostas pelo Presidente Donald Trump.
Na variação mensal, de acordo com os dados do serviço estatístico europeu, os preços na produção industrial avançaram 0,8% na área do euro e 0,7% na UE, tendo Portugal (1,7%) apresentado a terceira maior subida entre os Estados-membros.
O financiamento é dirigido a projetos "que se proponham produzir bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis, privilegiando as exportações, no quadro de fileiras produtivas e de cadeias de valor mais alargadas e geradoras de maior valor acrescentado".