Papa Leão XIV pede orações pelo silêncio das armas e pela paz

O Papa Leão XIV pediu hoje orações pelo silêncio das armas e pelo trabalho pela paz através do diálogo, durante a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

© Facebook de Vatican News

“Continuemos a rezar para que as armas se calem em todo o lado e para que se trabalhe pela paz através do diálogo”, disse o Papa norte-americano aos milhares de pessoas presentes na Praça de São Pedro.

Durante a sua mensagem, o pontífice disse que o seu “serviço episcopal é um serviço à unidade da Igreja e entre as Igrejas, irmãs e irmãos, alimentado pelo perdão e pela confiança mútua, que começa pelas (…) famílias e pelas (…) comunidades. De facto, se Jesus confia em nós, também nós podemos confiar uns nos outros, em seu nome”.

Na ocasião, Leão XIV pediu que os apóstolos Pedro e Paulo – cuja festa litúrgica hoje se assinala -, juntamente com a Virgem Maria, “intercedam (…) para que, neste mundo ferido, a Igreja seja casa e escola de comunhão”.

O pontífice norte-americano lembrou ainda que hoje se assinala também o Dia do Óbolo de São Pedro, quando são recolhidos os donativos ao Papa. Afirmou que este é “um sinal de comunhão com o Papa e de participação no seu ministério apostólico”.

“Agradeço sinceramente àqueles que, com os seus donativos, apoiam os meus primeiros passos como sucessor do Pedro”, acrescentou.

Poucos dias antes da sua morte, o Papa Francisco criou uma comissão para ajudar a incentivar os donativos à Igreja.

De acordo com as contas de 2024, publicadas esta semana, a receita total do Óbolo de São Pedro em 2024 foi de 58 milhões de euros, enquanto as despesas totais atingiram os 75,4 milhões de euros, o que representou um aumento das doações face aos 52 milhões de euros do ano anterior, enquanto as despesas tinham sido de 109,4 milhões de euros.

A maior parte dos donativos, 54,3 milhões de euros, provém da coleta paroquial anual na Festa de São Pedro e São Paulo, de ofertas diretas e de legados testamentários.

Últimas do Mundo

Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.
Os comboios suburbanos estão parados em toda a região espanhola da Catalunha por tempo indeterminado depois de um acidente na terça-feira em que morreu uma pessoa e cinco mortes com gravidade.