Presidente mexicana anuncia construção de 60 centrais de ciclo combinado no país

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou este sábado a construção de 60 centrais de ciclo combinado para dar um novo impulso à elétrica estatal Comissão Federal de Eletricidade (CFE).

© LUSA/SASHENKA GUTIERREZ

“O objetivo é que durante o sexénio [atual mandato presidencial, 2024-2030] construamos 26.000 megawatts para a CFE. São cerca de 60 centrais como esta, mais ou menos”, explicou Sheinbaum durante a inauguração da central de ciclo combinado da CFE em Villa de Reyes, no estado de San Luis Potosí, no centro do México.

“A partir do último sexénio, com o presidente López Obrador, a CFE recebeu investimento, orçamento e investimento, esquemas de investimento, esquemas de financiamento, que tornaram possível a construção de uma central como a que estamos a inaugurar hoje. E agora estamos a dar ainda mais capacidade à CFE”, acrescentou.

Sheinbaum recordou ainda que o anterior governo levou a cabo reformas que devolveram o controlo da produção de energia ao Estado, à frente do setor privado, “temos de recuperar o valor das empresas públicas e os direitos do povo do México”, disse.

A chefe de Estado lembrou que “uma das medidas mais importantes” que o seu executivo tomou quando chegou ao poder foi “incluir no artigo 28º da Constituição a frase ‘Se a Comissão Federal de Eletricidade gera, se o Estado gera, não é um monopólio’. Isso não é pouco, porque no processo de privatização, o que se procurava era que a CFE supostamente competisse nos mesmos esquemas que as empresas privadas”.

“A única coisa é que não se deu à CFE o financiamento para construir centrais. Ficou sem investimento. Então, como é que podiam competir nas mesmas condições? Bem, agora é diferente. Agora, a empresa pública tem precedência”, acrescentou.

No início de abril, o governo mexicano anunciou um investimento de 624,618 mil milhões de pesos (cerca de 28,5 mil milhões de dólares) para alcançar a autossuficiência em eletricidade, num contexto de protecionismo norte-americano. O investimento, a realizar durante a atual administração (2024-2030), inclui projetos de produção, transporte e distribuição.

O principal investimento será de 427,624 mil milhões de pesos (cerca de 19,5 mil milhões de euros) em projetos de produção da CFE, que acrescentarão 22.674 megawatts (MW) de capacidade, através da entrada em funcionamento este ano de quatro centrais de ciclo combinado e sete centrais hidroeléctricas, bem como a abertura de concursos para quatro novas centrais de ciclo combinado, uma central de combustão interna e duas centrais solares.

Últimas de Política Internacional

A Venezuela tem 1.074 pessoas detidas por motivos políticos, segundo dados divulgados na quinta-feira pela organização não-governamental (ONG) Encontro Justiça e Perdão (EJP).
Na quarta-feira, o primeiro governo liderado por uma mulher em Itália cumpre três anos de mandato (iniciado a 22 de outubro de 2022).
A Polónia aprovou uma nova lei que isenta do pagamento de imposto sobre o rendimento todas as famílias com pelo menos dois filhos e rendimentos anuais até 140 mil zlótis (cerca de 33 mil euros).
O Parlamento Europeu (PE) adotou hoje legislação que facilita a retirada do direito de viajar sem visto para a União Europeia (UE) a partir de países que apresentem riscos de segurança ou violem os direitos humanos.
A Comissão Europeia disse hoje apoiar o plano do Presidente norte-americano, Donald Trump, para acabar com o conflito em Gaza, quando se assinalam dois anos da guerra e negociações indiretas estão previstas no Egito entre Israel e o Hamas.
O primeiro-ministro francês, Sébastien Lecornu, apresentou hoje a sua demissão ao Presidente, Emmanuel Macron, que a aceitou, anunciou o Palácio do Eliseu num comunicado, mergulhando a França num novo impasse político.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, vai encontrar-se com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ao início da tarde, em Copenhaga, na Dinamarca, para uma reunião bilateral.
A presidente da Comissão Europeia saudou hoje o plano do Presidente norte-americano, Donald Trump, para terminar com a guerra em Gaza e que já tem aval israelita, indicando que a União Europeia (UE) “está pronta para contribuir”.
O partido pró-europeu PAS, da Presidente Maia Sandu, venceu as eleições legislativas na Moldova com mais de 50% dos votos, e deverá manter a maioria absoluta no Parlamento, segundo resultados oficiais após a contagem de 99,52% dos votos.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, questionou hoje a utilidade das Nações Unidas, acusando a organização de não o ter ajudado nos esforços para resolver os conflitos no mundo, e criticou o reconhecimento da Palestina.