Mais de 300 operacionais e 11 meios aéreos combatem chamas em Alandroal

Um total de 301 operacionais, apoiados por 11 meios aéreos e 94 viaturas, estava às 17:35 empenhado no combate às chamas que lavram no concelho de Alandroal, no distrito de Évora, revelou a Proteção Civil.

©Bombeiros.pt

Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central disse à agência Lusa que, a essa hora, esse era o dispositivo total no terreno envolvido nas operações de combate ao incêndio, que “continua ativo”.

A mesma fonte limitou-se a acrescentar que um dos bombeiros foi assistido e considerado ferido ligeiro, por ter sofrido “uma entorse” no teatro de operações.

O alerta para o incêndio, que lavra numa zona de mato, perto da vila de Alandroal, sede de concelho, foi dado às 09:22.

Fonte da GNR revelou à Lusa esta tarde que o motorista do camião suspeito de provocar o fogo foi identificado e constituído arguido pela Guarda.

A fonte do Comando Territorial de Évora da GNR indicou que o homem, que conduzia um pesado de mercadorias que transportava madeira, foi constituído arguido pelo crime de incêndio florestal e o caso foi comunicado ao Ministério Público.

Segundo a mesma fonte, uma peça metálica de uma das cintas do semirreboque do camião, usada para prender a madeira transportada, soltou-se e, ao bater no chão, provocou faíscas, o que terá ateado vários focos de incêndio no concelho.

Esta manhã, o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, tinha revelado à Lusa que o fogo teria tido origem no pneu de um camião, que se tinha incendiado, lançando focos de incêndio ao longo da Estrada Nacional 255 (EN255), que liga Alandroal a Reguengos de Monsaraz.

Por volta das 16:20, assinalou a fonte da GNR, militares da Guarda já tinham retirado seis pessoas das suas casas, por precaução.

Devido ao incêndio, a circulação rodoviária foi cortada nos troços da EN255 entre Alandroal e a vila de Terena e da Estrada Nacional 373 (EN373) entre a sede de concelho e Juromenha.

Últimas do País

A Unidade Local de Saúde Santa Maria gastou 40 milhões de euros em cirurgias adicionais desde 2022, afirmou hoje o inspetor-geral da saúde, anunciando que as auditorias aos hospitais vão se inciar este mês.
Um total de 301 operacionais, apoiados por 11 meios aéreos e 94 viaturas, estava às 17:35 empenhado no combate às chamas que lavram no concelho de Alandroal, no distrito de Évora, revelou a Proteção Civil.
Um homem de 51 anos aguarda extradição para a Alemanha, depois de ser procurado pelas autoridades de vários países. Foi apanhado no Algarve e é suspeito de introduzir cocaína na Europa oriunda da América do Sul,
Seis pessoas foram hoje detidas pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de corrupção e fraude na aquisição de sistemas informáticos por universidades e escolas públicas financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciaram hoje as autoridades.
O presidente da Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional (ASCCGP), Hermínio Barradas, alertou hoje que o “caos” instalado nas prisões portuguesas por sobrelotação, falta de recursos e edificado obsoleto vai propiciar novas evasões de reclusos.
Os dois reclusos que se evadiram na segunda-feira do Estabelecimento Prisional de Alcoentre, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa, foram capturados hoje, pelas 06:40, cerca de 12 horas após a fuga, nas proximidades de Espinheira, em Alcoentre.
A Polícia Judiciária (PJ) está hoje a realizar buscas na Universidade do Porto e no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no âmbito de um mesmo processo, confirmou à Lusa fonte daquela força policial.
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) deu alimentos a 95 mil famílias em 2024, um aumento de quase 60% face a 2023, anunciou hoje a instituição, ao anunciar para esta semana mais uma campanha de angariação de bens.
Dois homens, de 37 e 44 anos, evadiram-se hoje ao final da tarde do Estabelecimento Prisional de Alcoentre, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa, adiantou fonte da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
O número de reclamações no setor da mobilidade e dos transportes aumentou 7,2% no segundo semestre de 2024 face ao período homólogo, totalizando 15.197 queixas, revelou hoje a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).