Fogo em Alcanede mobiliza quase 230 operacionais e corta EN362

Um incêndio que deflagrou hoje na freguesia de Alcanede, no concelho de Santarém, mobilizava pelas 17h40 quase 230 operacionais e já levou ao corte da Estrada Nacional (EN) 362, segundo o Comando Sub-Regional da Lezíria do Tejo.

© LUSA/JOSE COELHO

De acordo com fonte do Comando Sub-Regional, o fogo permanece ativo, mas com evolução favorável nas frentes de combate.

“O combate ao incêndio está a evoluir favoravelmente, tanto na cabeça como no flanco direito”, indicou, acrescentando que o flanco esquerdo permanece ativo, com reforço de meios no terreno.

A mesma fonte referiu ainda que a estrada nacional 362 foi cortada ao trânsito para facilitar as operações, mas não há populações em risco, nem habitações afetadas, tendo sido apenas realizadas ações de proteção a alguns palheiros e a uma unidade industrial.

Há registo de um ferido ligeiro, um bombeiro com queimaduras num braço, que foi transportado para o hospital de Santarém, acrescentou.

De acordo com a informação disponível no ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o alerta para o fogo foi dado às 13h12, em Vale de Caldas.

Pelas 17h40, o incêndio estava a ser combatido por 227 operacionais, apoiados por 72 veículos e um meio aéreo.

Últimas do País

Um homem, de 72 anos, morreu hoje durante um assalto à ourivesaria de que era proprietário, em Arraiolos, no distrito de Évora, estando os dois suspeitos do crime em fuga, revelou uma fonte da GNR.
A PSP apreendeu hoje várias armas na Figueira da Foz, que se suspeita que eram usadas por um homem para causar medo à sua companheira, afirmou o Comando Distrital.
Trinta médicos da urgência geral do Hospital Amadora-Sintra alertaram esta sexta-feira para a “situação insustentável” desse serviço, alegando escalas deficitárias que não cumprem os rácios de segurança, avançou o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS).
A greve nacional dos peritos forenses da Polícia Judiciária (PJ) que hoje decorre regista uma adesão a rondar os 80%, segundo o sindicato, que reivindica uma carreira própria e acusa a direção nacional de subalternizar estes profissionais.
A Metro do Porto vai expropriar uma área com arbustos e ocupar temporariamente espaço junto a lojas num troço da Rua de Júlio Dinis junto à Praça da Galiza, no âmbito da construção da Linha Rosa, foi hoje divulgado.
Dois serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia e um de urgência pediátrica vão estar encerrados no sábado, enquanto no domingo estarão fechadas quatro urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O presidente do Supremo Tribunal de Justiça elogiou hoje a iniciativa de juntar no parlamento os principais agentes da justiça, para fazer "a ação acontecer", e considerou que os sistemas digitais nesta área estão obsoletos.
Portugal está preparado para responder a eventuais emergências causadas por doenças transmitidas por mosquitos e carraças, afirmou hoje o presidente do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, instituição que passou a coordenar oficialmente a Rede de Vigilância de Vetores.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez revelou hoje que a Polícia Judiciária (PJ) realizou na terça-feira buscas no quartel, em particular nos equipamentos informáticos da corporação, e que não há arguidos constituídos.
A Polícia Judiciária pediu hoje ajuda à população da Grande Lisboa com informações que permitam encontrar os pais de um bebé encontrado morto em agosto de 2024 numa empresa de tratamento de resíduos sólidos em Cascais.