PJ detém jovem de 25 anos por suspeita de abusar de sobrinha de três anos

Um homem de 25 anos foi detido por suspeita de ter abusado sexualmente da sobrinha de três anos com quem vivia, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

© Folha Nacional

O jovem foi detido na sexta-feira pela Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo da Polícia Judiciária “por suspeita da prática de três crimes de abuso sexual de crianças, cuja vítima é uma menina de três anos, sua sobrinha”, adianta a PJ em comunicado.

Segundo a PJ, o suspeito, residente em Portugal desde 2018, integrava o agregado familiar da vítima desde 2022.

“Em 2024, o pai da menor ausentou-se do país por motivos profissionais e a mãe, que trabalha por turnos, acabou por confiar a filha aos cuidados do tio. Foi neste contexto que este constrangeu a criança a sofrer atos de abuso sexual”, salienta.

Apesar da idade, a menina revelou o que aconteceu à mãe que, desde logo, encaminhou o caso para as autoridades.

As diligências investigatórias realizadas pela PJ culminaram na detenção do suspeito nas primeiras 24 horas contadas da comunicação da notícia do crime por parte da PSP a esta Polícia.

O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação e ficou em prisão preventiva.

Últimas do País

Três crianças foram encontradas pela PSP num edifício devoluto numa zona conotada com o consumo de droga, no Bairro Padre Cruz, em Lisboa, tendo sinalizado o caso à Comissão de Menores
O Tribunal de Coimbra condenou hoje a uma pena de prisão efetiva de dois anos e três meses o recluso que atacou um guarda do Estabelecimento Prisional de Coimbra, em março do ano passado.
A PJ indicou hoje que ficaram em prisão preventiva os quatro detidos na operação que realizou juntamente com a Marinha e Força Aérea e resultou na apreensão de 1,7 toneladas de cocaína no Oceano Atlântico.
Os trabalhadores em arquitetura denunciaram hoje “práticas reiteradas e instituídas” de assédio laboral no setor, apontando a precariedade como principal instrumento de intimidação, e anunciaram que vão lutar contra o pacote laboral do Governo, que agrava as condições.
O caso ocorreu na Maternidade Daniel de Matos, integrada na Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, para onde a grávida, de 43 anos, foi encaminhada por se ter sentido mal. Um bebé morreu na barriga da mãe, que estava em final de gravidez.
Um antigo hotel devoluto no Bonfim, no Porto, está ocupado de forma ilegal por mais de 60 imigrantes, vivendo em condições insalubres e sobrelotadas. Vizinhos denunciam vandalismo e insegurança, enquanto a PSP alerta para o aumento de alojamentos ilegais na cidade.
A prevalência da diabetes bateu recordes em Portugal no ano passado, com 14,2% da população, o valor mais elevado de sempre, e a doença registou o maior número de novos casos nos Cuidados de Saúde Primários, com 88.476, segundo um relatório.
Uma ex-secretária de José Sócrates admitiu hoje, no julgamento do processo Operação Marquês, que o antigo primeiro-ministro lhe chegou a pagar os serviços prestados com dinheiro em numerário entregue pelo motorista, João Perna.
A meio do primeiro período, mais de 100 mil alunos continuam sem aulas a pelo menos uma disciplina. O movimento Missão Escola Pública denuncia falhas na resposta do Ministério e acusa Fernando Alexandre de mascarar a crise na Educação.
Após décadas de descida, o número de suicídios na União Europeia voltou a aumentar. Em Portugal, as mortes subiram de 952 para 984 em dois anos, com 40% das mulheres a reportarem ansiedade e os homens a liderarem nas fatalidades.