Fogo na Sertã em zona de pinhal combatido por 250 operacionais

Mais de 250 operacionais combatem um incêndio que deflagrou pelas 15:20 em Várzea dos Cavaleiros, no concelho da Sertã, em zona de pinhal, numa altura em que as condições meteorológicas são desfavoráveis no ataque às chamas.

© LUSA/ Estela Silva

O fogo terá começado numa zona chamada Vale da Junca, naquele concelho do distrito de Castelo Branco, e, segundo o comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa, Pedro Nunes, para já não há nenhuma localidade em perigo.

Pedro Nunes adiantou, em declarações à agência Lusa, que, do ponto de vista meteorológico, o cenário não é favorável, tendo em conta as temperaturas elevadas que se registam, mas que se está a trabalhar no terreno para combater as chamas.

“Estamos a desenvolver uma estratégia de flanquear o incêndio para lhe retirar força na cabeça. Já temos duas máquinas a trabalhar na cabeça do incêndio, portanto, temos de dar agora aqui cerca de 30 a 45 minutos para ver como é que a estratégia se adequa à propagação do incêndio”, adiantou à Lusa o comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa.

Segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 17h00 encontravam-se mobilizados para a ocorrência 250 operacionais e 63 viaturas, apoiados por 12 meios aéreos.

Últimas do País

Um projeto de três alunos portugueses foi distinguido com dois prémios na Mostra de Ciência, Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e Cultura (MOSCITEC) que teve lugar em Porto Alegre, no Brasil, divulgou hoje a Fundação da Juventude.
Um incêndio em mato e numa área florestal na Bordeira, em Aljezur, no Algarve, estava a mobilizar, pelas 13h35, 194 operacionais e 10 meios aéreos, disse hoje à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
Quarenta por cento dos postos e esquadras de GNR e PSP inspecionados em 2024 pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) não permitiam que o público fosse atendido com "a devida privacidade", segundo um relatório recente.
O incêndio transfronteiriço que começou na madrugada de sábado em Montalegre, no distrito de Vila Real, foi dominado pelas 08:15, disse hoje à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Um incêndio em mato e área florestal, em Tondela, estava a mobilizar pelas 19:00 mais de 200 operacionais e sete meios aéreos, disse hoje à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
Duas urgências de Obstetrícia e Ginecologia estão hoje encerradas, reabrindo uma delas no domingo, sujeita a contacto prévio das utentes com a linha SNS 24, de acordo com o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) abriu um inquérito ao “funcionamento, utilização e gestão” do Fundo Social da Liga Portuguesa de Bombeiros (LPB), avançou a revista Sábado.
Um homem de 30 anos foi mortalmente esfaqueado pelo colega de casa, de 38 anos e de nacionalidade nepalesa, na noite de domingo, no Cartaxo.
Um professor condenado, em outubro de 2024, a oito anos de prisão por 62 crimes de abuso sexual de menores voltou a ser colocado numa escola pública, desta vez no Agrupamento de Escolas de Gondifelos, em Vila Nova de Famalicão. A situação foi revelada por vários meios de comunicação social.
A Associação Nacional dos Oficiais da Guarda (ANOG) apelou hoje a todos os militares da GNR para que se mobilizam num protesto em frente ao parlamento para exigir à tutela que os receba ainda este mês de setembro.