Morreu o ator britânico Terence Stamp, o vilão general Zod em “Superman”

O ator britânico Terence Stamp, que deu vida ao vilão general Zod nos primeiros filmes "Superman", morreu hoje aos 87 anos, informou a família.

© Facebook c7nema

“Deixa uma obra extraordinária que continuará a comover e a inspirar as pessoas durante anos”, refere um comunicado da família, citado pelo jornal norte-americano New York Times.

Terence Stamp desempenhou diferentes trabalhos em Londres, de onde era natural, até obter uma bolsa para estudar na Academia de Arte Dramática Webber Douglas.

O seu primeiro grande papel no cinema foi, em 1962, no filme “Billy Budd”, que lhe valeu a nomeação ao Óscar de Melhor Ator Secundário.

Durante a década de 1960, o ator protagonizou diversos clássicos, como “Teorema”, do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini, e “Poor Cow”, a primeira longa-metragem do britânico Ken Loach.

Stamp deu corpo à personagem de banda-desenhada general Zod no filme “Superman” (“Super-Homem”), em 1978, e na sequela “Superman II”, em 1980.

Em 1994, o ator foi a transexual Bernadette em “The Adventure of Priscilla, Queen of the Desert” (“A Aventura de Priscilla, Rainha do Deserto”, em tradução livre).

Cinco anos depois, protagonizou “O Falcão Inglês”, o oitavo filme realizado por Steven Soderbergh.

Últimas do Mundo

O ator britânico Terence Stamp, que deu vida ao vilão general Zod nos primeiros filmes "Superman", morreu hoje aos 87 anos, informou a família.
O exército israelita vai “concentrar” as suas operações na cidade de Gaza, no norte do território palestiniano, para atacar de “forma decisiva” o Hamas, anunciou hoje o chefe do Estado-Maior.
O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, escusou-se hoje, em Cabo Verde, a explicar os motivos da expulsão dos órgãos de comunicação social portugueses, justificando que o problema é entre a Guiné-Bissau e Portugal.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai hoje à tarde a Bruxelas para participar na videoconferência dos aliados europeus da Ucrânia sobre o acordo de paz proposto por Donald Trump após a sua reunião com Vladimir Putin.
A polícia deteve no sábado 13 pessoas em Norwich, Reino Unido, por exibirem cartazes de apoio à Palestine Action, juntando-se às mais de 700 detenções desde que a organização foi proibida e classificada pelas autoridades como terrorista.
Cabo Verde anunciou hoje um plano estratégico de resposta face à destruição causada pela tempestade de segunda-feira, com nove mortos, um desaparecido e 251 famílias afetadas, que perderam quase todos os seus bens.
A Rússia intensificou as operações na Ucrânia, onde fez um avanço recorde em mais de um ano, quando europeus e ucranianos tentam convencer hoje os Estados Unidos a defender os interesses de Kiev perante Moscovo.
Cinco homens acusados de matar 50 pessoas e ferir mais de 100 em 2022 num ataque a uma igreja católica em Owo, no sudoeste da Nigéria, declararam-se inocentes durante a audiência de acusação.
Um homem morreu num incêndio florestal na localidade de Tres Cantos, um subúrbio a norte de Madrid, anunciaram hoje as autoridades espanholas, que acionaram o nível de pré-emergênica devido aos vários fogos ativos no país.
Pelo menos cinco pessoas morreram na ilha cabo-verdiana de São Vicente devido às chuvas intensas que caíram na noite de segunda-feira, provocando também danos em vias públicas, habitações e viaturas, disse hoje à Lusa fonte da Proteção Civil.