Segundo Zelensky, citado pela agência de notícias Interfax Ucrânia, há uma concentração de tropas perto de Pokrovsk, colocando a região da Ucrânia em grave perigo.
“A concentração de tropas na região chega aos 100 mil soldados, segundo os dados que obtivemos esta manhã”, disse Zelensky numa reunião com jornalistas.
Os russos, segundo o Presidente ucraniano, estão a preparar um novo ataque, entretanto, a Ucrânia está preparada.
Pokrovsk é uma cidade mineira no sul da região de Donetsk (leste). Antes da guerra, tinha cerca de 60.000 habitantes, mas perdeu população porque as pessoas a abandonaram devido ao constante cerco russo.
Nas últimas semanas, a região em redor da cidade tornou-se o epicentro dos combates, com os russos até à data incapazes de assumir o controlo da cidade, que é um importante centro de transportes.
Entretanto, as autoridades da região ucraniana de Zaporijia reportaram uma série de ataques russos com mísseis e drones, que matou pelo menos uma pessoa e deixou 28 feridas.
Um total de 12 ataques foi realizado com diversos tipos de armas, segundo o governador Ivan Fedorov na rede social Telegram.
A Rússia anexou a região de Zaporijia em 2022, no início da invasão da Ucrânia, mas ainda não conquistou o controlo total da região.