Urgência do hospital de Évora limita admissão de utentes até segunda-feira

A urgência polivalente do hospital de Évora está a limitar a admissão de utentes, desde as 11:00 de hoje e até às 20:00 de segunda-feira, devido à elevada afluência de doentes e redução da equipa clínica.

© LUSA/NUNO VEIGA

Numa nota informativa publicada hoje na página de Internet da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), consultada pela agência Lusa, a instituição explica que o Serviço de Urgência Polivalente receberá apenas novas admissões de doentes encaminhados pelo CODU/INEM, por outros médicos ou através do SNS 24.

“Esta medida temporária deve-se a uma elevada afluência de doentes com quadros clínicos complexos e necessidade de internamento, aliada a uma redução da equipa disponível”, justificou a unidade local de saúde.

A população antes de se deslocar ao Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), deve contactar a Linha SNS 24 (808 24 24 24) ou procurar as unidades de cuidados de saúde primários, para garantir o encaminhamento adequado à gravidade da situação.

A ULSAC lembrou ainda que existe atendimento de urgência 24 horas nos centros de saúde de Vendas Novas, Montemor-o-Novo e Estremoz, no distrito de Évora.

No comunicado, a unidade local de saúde agradeceu “a compreensão e colaboração de todos” e reforçou que “esta medida visa garantir a segurança e qualidade dos cuidados prestados”.

No mês de agosto, o HESE também apresentou constrangimentos no Serviço de Urgência Polivalente, com a limitação da admissão de utentes na especialidade de Medicina Interna, durante vários dias, devido à elevada afluência de doentes e equipa clínica reduzida.

Na altura, a ULSAC divulgou que só eram admitidos na especialidade de Medicina Interna desse serviço de urgência “doentes encaminhados pelo CODU/INEM, por outros médicos ou através do SNS 24”.

Essas limitações começaram no dia 14 de agosto e foram prolongadas, sucessivamente, até às 20:00 do dia 25 desse mês.

Na região do Alentejo, a urgência geral do hospital de Beja esteve igualmente com constrangimentos, entre as 08:00 desta quinta-feira e as 08:00 de hoje, aceitando apenas doentes referenciados pelo INEM, outros médicos ou Linha SNS 24.

Numa nota publicada na sua página de Internet, consultada pela agência Lusa, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), explicou que as limitações abrangeram a urgência geral de adultos.

Contactada pela Lusa, fonte da ULSBA justificou que os constrangimentos determinados para esse período de 24 horas se deveram “à incapacidade de completar a escala médica”, mas a situação já se encontra hoje normalizada na urgência.

Últimas do País

A Comissão Técnica Independente (CTI) para a refundação do INEM propõe a criação de uma central única de atendimento juntando CODU e SNS24, e a abertura do transporte não emergente de doentes ao setor privado, revela hoje o jornal Público.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para um "agravamento considerável" da agitação marítima nos Açores a partir da madrugada de domingo e até às 18h00 de segunda, com ondas de 12 metros.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Inverno devido ao aumento da procura dos serviços e à necessidade de reforçar a resposta.
A depressão Davide vai afetar a partir de hoje a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca, tendo já sido emitidos avisos, segundo o IPMA.
A decisão do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, de remover completamente quaisquer elementos natalícios das fotografias escolares deste ano está a gerar forte contestação entre muitos encarregados de educação, que consideram a medida desproporcionada, injustificada e prejudicial para a tradição celebrada pela maioria das famílias.
Os Técnicos de Emergência Pré-hospitalar decidiram hoje que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro, disse à Lusa fonte sindical.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve dois homens no concelho da Guarda, por suspeitas do crime de passagem de moeda falsa. Com eles tinham 505 mil euros em notas falsas.
A União Europeia (UE) registou, em 2024, 8.343 incêndios florestais, um valor quatro vezes superior à média de 17 anos e Portugal foi um dos países mais afetados, segundo dados hoje divulgados pela Comissão Europeia.
Quatro serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia vão estar fechados no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas três urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciou hoje que vai aderir à greve geral marcada para 11 de dezembro, por considerar que o anteprojeto de reforma laboral do Governo fragiliza os profissionais e restantes trabalhadores.