Parlamento unânime no pesar pelo “trágico acidente” em Lisboa

A Assembleia da República manifestou hoje o seu pesar pelo "trágico acidente" com o elevador da Glória, agradeceu "a abnegação e o espírito de serviço" das equipas de socorro e manifestou solidariedade à cidade de Lisboa.

© LUSA/MIGUEL A. LOPES

“No passado dia 3 de setembro, quarta-feira, ocorreu um trágico acidente no Elevador da Glória, em Lisboa. Perderam a vida, na sequência destes acontecimentos, 16 pessoas, entre as quais o guarda-freio e diversos passageiros do veículo. Mais de 20 pessoas ficaram feridas”, recorda o voto de pesar aprovado hoje.

O voto de pesar, apresentado e lido pelo presidente da Assembleia da República e ao qual o Governo se associou, foi aprovado por unanimidade em reunião da comissão permanente – órgão que funciona durante as férias parlamentares. Na sequência da aprovação, foi cumprido um minuto de silêncio.

Com este voto, o parlamento “manifesta profundo pesar pela tragédia”, endereça sentidas condolências às famílias e amigos das vítimas, e faz “votos de pronto restabelecimento” aos feridos.

“Aos bombeiros, aos serviços de emergência, às forças de segurança e aos profissionais de saúde, cuja dedicação permitiu acudir rapidamente à tragédia, agradece a abnegação e o espírito de serviço. E à cidade de Lisboa, cujo coração foi maculado por estes acontecimentos, expressa uma mensagem de proximidade e solidariedade”, acrescenta.

Os deputados referem também que, “diante de uma tragédia com estas proporções, ocorrida num lugar icónico da capital, multiplicaram-se, em Lisboa e em todo o país, expressões de consternação e solidariedade, que obtiveram eco um pouco por todo o mundo”.

“Entre as vítimas do acidente do Elevador da Glória, há vários portugueses, mas também cidadãos de outras nacionalidades, que se encontravam em visita ao nosso país. Portugal tributa-lhes, também a eles, a dor desta despedida”, lê-se no voto.

O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou na quarta-feira, causando 16 mortos e duas dezenas de feridos, entre portugueses e estrangeiros de várias nacionalidades.

Entre os mortos, contam-se cinco portugueses, dois sul-coreanos, um suíço, três britânicos, dois canadianos, um ucraniano, um norte-americano e um francês.

Na sequência do acidente, o Governo decretou um dia de luto nacional, e a Câmara Municipal de Lisboa três dias de luto municipal.

O elevador da Glória é gerido pela Carris, liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros e é muito procurado por turistas.

Últimas de Política Nacional

O candidato presidencial André Ventura pediu hoje ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para cancelar a visita a Espanha, prevista para sexta-feira, para poder estar junto das populações afetadas pelo mau tempo.
O candidato presidencial André Ventura afirmou hoje que parece que o país está "sem rei nem roque", criticando a ida do Presidente da República para fora do país e o não acionamento do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
A ministra da Administração Interna será chamada ao Parlamento para explicar a resposta à tempestade Kristin e as falhas do SIRESP, numa audição exigida pelo CHEGA, depois de relatos de comunicações cortadas e populações isoladas.
O candidato presidencial André Ventura criticou hoje a visita do Presidente da República ao Vaticano, com o país a lidar com os efeitos do mau tempo, e a ausência de reparos aos apoios decididos pelo Governo.
O candidato presidencial e líder do CHEGA, André Ventura, saudou hoje a decisão do Governo de isentar de portagens durante uma semana nas zonas afetadas pela depressão Kristin e propôs que a medida se mantenha "nos próximos meses".
O CHEGA requereu hoje a audição urgente no parlamento do ministro da Defesa Nacional sobre o empenhamento de militares das Forças Armadas no apoio à população após a tempestade Kristin, considerando-o “manifestamente insuficiente” e criticando o Governo.
A mais recente sondagem diária à segunda volta das eleições presidenciais confirma uma tendência de queda continuada de António José Seguro, que volta a perder apoio eleitoral num momento decisivo da campanha.
O candidato presidencial André Ventura visita hoje a região de Lisboa para acompanhar no terreno os danos provocados pela depressão Kristin, que atingiu Portugal continental na quarta-feira, deixando um vasto rasto de destruição.
O grupo parlamentar do CHEGA entregou na Assembleia da República um projeto de resolução que recomenda ao Governo a suspensão temporária do pagamento de portagens nas autoestradas que servem os concelhos afetados pela depressão Kristin, fenómeno meteorológico que provocou elevados danos humanos e materiais em várias regiões do país.
A transparência chegou depois do confronto? Só após ser questionado sobre omissões na sua declaração de rendimentos é que António José Seguro, candidato presidencial, revelou o património das empresas de que é sócio-gerente.