Corpo de Charlie Kirk chega ao Arizona escoltado por forças dos EUA

O caixão do conservador Charlie Kirk, que foi assassinado na quarta-feira num evento universitário no oeste dos Estados Unidos, chegou a Phoenix, no Arizona, onde residia, entre fortes medidas de segurança e homenagens em sua memória.

© LUSA

Depois de chegar na quinta-feira ao Aeroporto Internacional Phoenix-Sky Harbor, o corpo de Kirk foi retirado do Air Force Two, o avião do vice-presidente norte-americano J.D. Vance, por militares fardados.

Vance ajudou a transportar o caixão de Kirk da aeronave para o transporte até à Capela Mortuária Hansen, localizada na zona norte da cidade, onde estiveram elementos da comunidade conservadora e dos políticos locais.

O veículo que transportava o seu caixão foi escoltado por vários veículos e motas das forças de segurança norte-americanas.

Quando o seu corpo chegou à sede da organização de Kirk, a Turning Point USA, localizada no sul de Phoenix, centenas de pessoas reuniram-se para prestar homenagem ao ativista conservador, deixando flores, velas e bandeiras americanas no exterior.

Na Igreja Dream City, onde o ativista participava nos cultos e organizava ocasionalmente comícios políticos, foi dedicado um culto em sua honra.

Uma declaração descreveu-o como “uma voz apaixonada e líder na defesa da fé, da liberdade e da verdade bíblica: uma força orientadora para uma geração que procura clareza num mundo complexo”.

A Universidade Estadual do Arizona está também a planear uma vigília em homenagem a Kirk para a tarde de 15 de setembro.

Kirk, de 31 anos, pai de dois filhos e amplamente conhecido por ter fundado a organização conservadora Turning Point, era um aliado próximo do Presidente dos EUA, Donald Trump, que anunciou que lhe iria atribuir, postumamente, a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honra civil do país.

O ativista conservador foi baleado no pescoço na quarta-feira, enquanto participava num debate universitário perante centenas de pessoas na Universidade Utah Valley.

O governador do Utah confirmou que Tyler Robinson, de 22 anos, foi detido após um “familiar” ter contactado um “amigo de família”, que, por sua vez, alertou as autoridades. Durante a investigação, descobriu-se que o jovem tinha balas com várias inscrições, incluindo “Bella Ciao” e “Se leres isto, és gay”.

Trump declarou a sua intenção de comparecer ao funeral de Kirk, que se realizará no Arizona, embora a data e o local sejam atualmente desconhecidos.

Últimas do Mundo

O feito ocorreu na sexta-feira, quando Austin Appelbee realizava uma saída em 'paddle' e caiaque com a mãe e os irmãos ao largo de Quindalup, cerca de 250 quilómetros a sul de Perth, no estado da Austrália Ocidental.
Espanha recebeu 96,77 milhões de turistas em 2025, mais 3,21% do que em 2024 e um recorde nos registos do país, revelou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE).
Com centenas de milhares de novos eleitores a entrar no censo nos próximos anos, os dados mostram que as regularizações estão a transformar-se, de forma silenciosa mas decisiva, em poder eleitoral.
Os emigrantes portugueses votaram em número recorde na primeira volta das presidenciais de 18 de janeiro, mas a abstenção mudou-se dos 96%, segundo os resultados da Administração Eleitoral.
Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.