Infestação de mosquitos em zona litoral do concelho de Torres Vedras

Uma infestação de mosquitos na localidade da Maceira, no litoral do concelho de Torres Vedras, está a levar as autoridades de saúde pública a tomar medidas e a efetuar recomendações à população.

© D.R.

“Não é recorrente e é uma situação fora do normal que se verifica desde há uma semana”, afirmou o coordenador da Saúde Pública da Unidade Local do Oeste, Nuno Rodrigues, à agência Lusa.

As autoridades de saúde pública já recolheram amostras do mosquito e enviaram-nas para o Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas Doutor Francisco Cambournac, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, para ser identificada a espécie.

“Uma das hipóteses com base nas características relatadas é o mosquito ‘Aedes caspius’, espécie associada a águas naturais paradas, frequentemente salobras ou salinas”, avançou o responsável.

Segundo o delegado de saúde, “a espécie é altamente agressiva, com maior atividade ao entardecer e (…) capaz de causar incómodo significativo à população”.

As autoridades estão também a identificar os “criadouros naturais para os eliminar e deixar de haver propagação”.

O coordenador da Saúde Pública na região Oeste explicou que os insetos se reproduzem em linhas de água paradas, como estações de águas residuais, rios, lagoas, piscinas, e atuam num raio de um quilómetro.

As autoridades pretendem avançar com um plano de ação, através de medidas de drenagem ou gestão controlada de águas e aplicação de larvicidas biológicos e outros reguladores de crescimento de insetos, utilizados em mosquitos na fase larvar (fase aquática), em que o controlo é mais eficaz e aceitável em termos ambientais.

Se as medidas não se revelarem eficazes, poderá ser ponderada a pulverização dos locais para o controlo dos mosquitos adultos, que pode requer autorização excecional da Direção Geral da Saúde.

A Unidade Local de Saúde do Oeste e a Proteção Civil de Torres Vedras alertam a população para evitar atividades prolongadas ao ar livre nos períodos de maior atividade dos mosquitos, ao entardecer e ao amanhecer.

Nesses períodos do dia, devem usar roupas largas e de cor clara, que cubram braços e pernas, bem como aplicar repelente de insetos na pele exposta.

É aconselhada a eliminação ou tratamento de pontos de acumulação de água, como baldes pratos de plantas, pneus ou piscinas infantis, a vigilância de pontos de irrigação e charcos temporários em zonas agrícolas, para reduzir áreas de águas paradas, assim como a colocação de redes mosquiteiras em camas, berços e janelas a limpeza e manutenção de caleiras, ralos e fossas.

Últimas do País

Mais de 400 pessoas deram entrada nas urgências do hospital de Leiria com traumas devido a situações relacionadas com acidentes em trabalhos de limpeza e reconstrução, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria.
Carregados de pás, vassouras e sacos do lixo, centenas de voluntários juntaram-se hoje em Leiria, junto ao estádio municipal, para limpar e reerguer este concelho da região Centro, bastante afetado pela depressão Kristin, contando com pessoas de todo o país.
Um homem e uma mulher detidos na sexta-feira na posse de 22,7 quilos de haxixe, estão em prisão preventiva, indicou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).
O furto de cabos e de gasóleo de geradores tem afetado a reposição do abastecimento de água no concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, disse hoje o vereador Eduardo Amaral, que manifestou revolta.
Cerca de 211 mil clientes da E-Redes continuavam hoje às 06:00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um período prolongado de chuva na próxima semana em todo o território continental, mas sobretudo no norte e centro, regiões atingidas pelo mau tempo nos últimos dias.
O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) reconheceu hoje que tem os próximos dois dias para preparar as albufeiras para a próxima semana, que será "muito complicada" face à previsão de chuva em todo o território continental.
Um serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vai estar encerrado no sábado, e três vão estar encerrados no domingo, sobretudo nas regiões de Lisboa e Setúbal, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.
A Direção-Geral da Saúde alerta para riscos na segurança da água e dos alimentos após a tempestade Kristin e os cortes de energia, recomendando cuidados no consumo, na alimentação e no saneamento para proteger a saúde da população.
A idade média com que os portugueses se reformam aumentou 8,5 meses entre 2018 e 2024, mesmo com a estabilização da idade legal de acesso à pensão, segundo dados analisados por economistas do Banco de Portugal (BdP).