Infestação de mosquitos em zona litoral do concelho de Torres Vedras

Uma infestação de mosquitos na localidade da Maceira, no litoral do concelho de Torres Vedras, está a levar as autoridades de saúde pública a tomar medidas e a efetuar recomendações à população.

© D.R.

“Não é recorrente e é uma situação fora do normal que se verifica desde há uma semana”, afirmou o coordenador da Saúde Pública da Unidade Local do Oeste, Nuno Rodrigues, à agência Lusa.

As autoridades de saúde pública já recolheram amostras do mosquito e enviaram-nas para o Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas Doutor Francisco Cambournac, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, para ser identificada a espécie.

“Uma das hipóteses com base nas características relatadas é o mosquito ‘Aedes caspius’, espécie associada a águas naturais paradas, frequentemente salobras ou salinas”, avançou o responsável.

Segundo o delegado de saúde, “a espécie é altamente agressiva, com maior atividade ao entardecer e (…) capaz de causar incómodo significativo à população”.

As autoridades estão também a identificar os “criadouros naturais para os eliminar e deixar de haver propagação”.

O coordenador da Saúde Pública na região Oeste explicou que os insetos se reproduzem em linhas de água paradas, como estações de águas residuais, rios, lagoas, piscinas, e atuam num raio de um quilómetro.

As autoridades pretendem avançar com um plano de ação, através de medidas de drenagem ou gestão controlada de águas e aplicação de larvicidas biológicos e outros reguladores de crescimento de insetos, utilizados em mosquitos na fase larvar (fase aquática), em que o controlo é mais eficaz e aceitável em termos ambientais.

Se as medidas não se revelarem eficazes, poderá ser ponderada a pulverização dos locais para o controlo dos mosquitos adultos, que pode requer autorização excecional da Direção Geral da Saúde.

A Unidade Local de Saúde do Oeste e a Proteção Civil de Torres Vedras alertam a população para evitar atividades prolongadas ao ar livre nos períodos de maior atividade dos mosquitos, ao entardecer e ao amanhecer.

Nesses períodos do dia, devem usar roupas largas e de cor clara, que cubram braços e pernas, bem como aplicar repelente de insetos na pele exposta.

É aconselhada a eliminação ou tratamento de pontos de acumulação de água, como baldes pratos de plantas, pneus ou piscinas infantis, a vigilância de pontos de irrigação e charcos temporários em zonas agrícolas, para reduzir áreas de águas paradas, assim como a colocação de redes mosquiteiras em camas, berços e janelas a limpeza e manutenção de caleiras, ralos e fossas.

Últimas do País

O mau tempo provocou na madrugada de hoje cerca de 70 ocorrências no Porto, sendo a “mais crítica” registada na Via de Cintura Interna, onde foi necessário efetuar o resgaste de uma idosa, disse à Lusa fonte da autarquia.
Trabalhar mais e receber menos tornou-se, ao que tudo indica, a nova norma no SNS. O sistema funciona sob intensa pressão, continuando, em simultâneo, a canalizar verbas elevadas para o pagamento de horas extraordinárias e para a contratação de serviços externos. Trabalho sem fim, mas, afinal, onde está o dinheiro?
Em 2024, Portugal bateu um recorde histórico ao apreender 22,5 toneladas de cocaína, mais do que o dobro do volume registado em 2019. O país reforça assim o seu papel estratégico no tráfico europeu, beneficiando da localização privilegiada de portos como Sines, Lisboa e Leixões.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu hoje um aviso à população para comportamentos preventivos devido à previsão de chuva forte, vento e possibilidade de cheias ou inundações nos próximos dias.
O tribunal que está a julgar José Sócrates ordenou a participação à Ordem dos Advogados da conduta do advogado do antigo primeiro-ministro, por considerar que esta foi hoje ofensiva dos deveres deontológicos daqueles profissionais.
Portugal foi o terceiro país da União Europeia que menos lixo eletrónico recolheu em 2023, com uma média de 5,8 quilogramas por habitante, contra 11,6 quilos de equipamentos descartados na média dos Estados-membros.
O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) enviou um pré-aviso de greve parcial nos comboios de longo curso da CP, entre 03 e 13 de novembro, denunciando incumprimento de acordo laboral e falta de condições de segurança.
Oito medidas urgentes e prioritárias do Plano de Emergência e Transformação da Saúde estão por cumprir, duas das quais deveriam estar concluídas há mais de um ano, e os especialistas reconhecem que alguns prazos deveriam ser revistos.
Os governos de Portugal e Espanha e a Comissão Europeia acordaram um conjunto de ações que vão permitir avançar com a ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid até 2030, com viagem de cinco horas, anunciou hoje o Ministério das Infraestruturas.
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) está a notificar os estudantes estrangeiros que fugiram da guerra da Ucrânia para verificar se cumprem os requisitos para obter autorização de residência, disse hoje o ministro da Presidência.