Seis linhas da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) voltaram ao percurso normal pela Praça da Liberdade, após anos de circulação por percursos alternativos devido às obras do metro, divulgou a transportadora no seu ‘site’.
Em causa estão as linhas 200, 208, 305, 501, 703 e 801, cujos autocarros, vindos da Cordoaria, deixarão de fazer o percurso atual pela Rua de Ceuta, Rua do Almada e Rua de Ramalho Ortigão, voltando a fazer o percurso normal pela Rua dos Clérigos e Praça da Liberdade.
No caso da 200 (Bolhão – Castelo do Queijo), na ida a viagem permanece inalterada, verificando-se as alterações na volta: Cordoaria, R. dos Clérigos, Praça da Liberdade, Av. dos Aliados e percurso normal.
Quanto às linhas 208 (Aliados – Aldoar) e 501 (Aliados – Matosinhos [Praia]), na ida “iniciam viagem na paragem AL2, Trindade, Av. dos Aliados, R. Elísio de Melo e percurso normal”, e na volta fazem o trajeto “Cordoaria, R. dos Clérigos, Praça da Liberdade, Av. dos Aliados e término na paragem AL2”.
Já as linhas 305 (Cordoaria – Hospital São João) e a 801 (Cordoaria – São Pedro da Cova), na ida passam a fazer o percurso “Cordoaria, R. dos Clérigos, Praça da Liberdade, Av. dos Aliados, R. Guilherme da Costa Carvalho e percurso normal”, e a volta permanece sem alterações.
A linha 703 (Cordoaria – Sonhos) passa a fazer, à ida, o percurso “Cordoaria, R. dos Clérigos, Praça da Liberdade, Av. dos Aliados e percurso normal”, e à volta mantém o atual trajeto.
A Metro do Porto divulgou que a reposição dos carris do elétrico na Praça da Liberdade, no Porto, retirados por causa da construção da Linha Rosa (São Bento – Casa da Música) do metro, vai condicionar a zona dos Clérigos e Lóios durante cinco semanas.
De acordo com um comunicado da Metro do Porto, a reposição dos carris do elétrico “implica um estreitamento de via na Rua dos Clérigos e vai impossibilitar a circulação automóvel na Rua Trindade Coelho e no Largo dos Lóios”.
O condicionamento começou na sexta-feira e durará “um período estimado de cinco semanas”, e a circulação rodoviária far-se-á pela Praça da Liberdade, ponto de partida e chegada da futura Linha Rosa do Metro do Porto (São Bento – Casa da Música).