Homem que matou polícia à facada na Alemanha condenado a perpétua

O tribunal de Estugarda, Alemanha, condenou hoje a prisão perpétua o autor dum ataque com faca na cidade de Mannheim, em 2024, que provocou a morte de um polícia durante uma manifestação anti-islâmica.

©D.R.

O atacante, um cidadão de origem afegã, de 26 anos, usou a faca contra participantes da manifestação anti-islâmica na cidade do estado alemão de Baden-Wurttemberg e admitiu ligações ao grupo radical Estado Islâmico.

Hoje, o tribunal de Estugarda combinou a pena de prisão perpétua com o “reconhecimento da gravidade específica da culpa”, como pretendia a acusação, o que afasta a libertação antecipada de Sulaiman A.

A defesa do arguido também tinha defendido a prisão perpétua, mas sem referir a “gravidade específica” do crime.

Sulaiman A., acusado de um homicídio e de cinco tentativas de homicídio admitiu os factos e, no final do julgamento, pediu desculpa aos familiares do polícia assassinado.

O acusado explicou ainda que se radicalizou durante contactos mantidos nas redes sociais e atribuiu o momento da radicalização à ofensiva israelita contra a Faixa de Gaza, em 2023.

A 31 de maio de 2024, numa praça de Mannheim, Sulaiman A. atacou vários membros de uma organização anti-islâmica: o Movimento dos Cidadãos Pax Europa (BPE, na sigla em alemão), esfaqueando o orador principal, Michael Stürzenberger, que já tinha sido condenado por incitamento ao ódio racial.

Sulaiman A. feriu as pessoas que o tinham tentado deter antes de atacar um agente da polícia de 29 anos que acabou por não resistir aos ferimentos.

Últimas do Mundo

Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.
Um avião da companhia aérea britânica Jet2, que voava entre Londres e Fuertventura, nas ilhas Canárias, declarou hoje emergência e aterrou em segurança no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
A polícia australiana apresentou hoje 59 acusações contra Naveed Akram, de 24 anos, incluindo 15 por homicídio e uma por terrorismo, pelo suposto envolvimento no ataque contra uma celebração judaica ocorrido no domingo numa praia perto de Sydney.
A Comissão Europeia abandonou hoje a meta de ter em 2035 só carros elétricos ou a hidrogénio, fixando-a agora nos 90%, respondendo às preocupações do setor.
A mulher do ex-presidente da Guiné-Bissau foi constituída arguida por suspeita de contrabando e branqueamento, no caso em que um homem próximo de Sissoco Embaló foi detido em Lisboa, confirmou hoje à Lusa fonte ligada à investigação.
O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou no parlamento que o físico português Nuno Loureiro, diretor de um laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi hoje assassinado a tiro em Boston.
Depois de ter perdido a primeira volta, José Antonio Kast protagonizou uma reviravolta eleitoral e foi eleito Presidente do Chile, impondo uma derrota clara à candidata comunista Jeannette Jara no segundo turno das presidenciais.
A liberdade de expressão mundial caiu 10% entre 2012 e 2024, um retrocesso comparável ao ocorrido com a Primeira Guerra Mundial, alertou hoje a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Quinze pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas num ataque armado durante uma festa judaica na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, informou na segunda-feira a polícia estadual numa atualização do balanço de vítimas.