secretário de Estado da Agricultura chamado pelo CHEGA ao parlamento

O CHEGA propôs a audição com urgência do secretário de Estado da Agricultura na Assembleia da República para prestar esclarecimentos sobre a investigação por alegadas suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais.

© Folha Nacional

No requerimento enviado ao presidente da comissão parlamentar de Agricultura e Pescas, o CHEGA justifica que quer João Moura no parlamento para que dê “explicações a respeito da investigação da Polícia Judiciária (PJ), por suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais”.

Os deputados do CHEGA referem que estarão em causa “negócios relacionados com uma empresa detida pelo governante”.

Recordar que o secretário de Estado da Agricultura, João Moura, está a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais, através de uma alegada circulação de dinheiro entre as suas empresas.

De acordo com o Correio da Manhã, que avança com a notícia em primeira mão, as suspeitas incidem sobre negócios das empresas de João Moura.

Recentemente, a PJ terá mesmo solicitado à Câmara da Golegã informações sobre as sociedades do governante. Neste município do distrito de Santarém, uma das empresas do secretário de Estado, a Quadradoaometro, tem um imóvel de luxo, no qual já investiu cerca de 600 mil euros.

Ainda segundo o matutino, nas declarações de rendimentos que entregou à Entidade para a Transparência (EpT), enquanto secretário de Estado da Agricultura, João Moura declarou ser sócio de duas empresas: Quadradoaometro e Metric Memory. Ambas as sociedades têm como sócios o governante e a mulher, cada um com uma quota de 50%.

Recorda ainda o Correio da Manhã que João Moura esteve ligado a João Gama Leão, um dos grandes devedores do Novo Banco (NB), com o qual trabalhou no Grupo Prebuild, e foi acionista de uma sociedade offshore da Prebuild.

A ligação do atual secretário de Estado da Agricultura a Gama Leão e à offshore Legomix Trading Limited, com sede em Malta, foi feita na audição de Gama Leão no Parlamento, em maio de 2017, por Hugo Carneiro, deputado do PSD.

Quanto às empresas de João Moura. Ao que se sabe, a Quadradoaometro é um gabinete de engenharia, enquanto que a Metric Memory tem diversas vertentes, uma vez que tem um turismo rural, faz animação turística, tem uma exploração agrícola e animal, importa e exporta produtos alimentares, bebidas, têxteis, vestuário, calçado, acessórios. Tem ainda atividades de restauração e similares e faz consultoria para negócios e gestão.

Últimas de Política Nacional

O CHEGA propôs a audição com urgência do secretário de Estado da Agricultura na Assembleia da República para prestar esclarecimentos sobre a investigação por alegadas suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais.
O presidente do CHEGA mostrou-se hoje disponível para voltar a candidatar-se a Presidente da República, apesar de não considerar a solução ideal, e indicou que o objetivo é apoiar um candidato que dispute a segunda volta.
O líder do CHEGA, André Ventura, anunciou hoje que voltará a ser candidato à presidência do partido no próximo congresso, que ainda não está marcado.
Liderados pela deputada e coordenadora nacional da Juventude do partido, Rita Matias, os jovens defenderam o legado de Kirk como símbolo da luta pela pátria, família e liberdade.
O CHEGA surge pela primeira vez na liderança das intenções de voto em Portugal, de acordo com o mais recente Barómetro DN/Aximage, publicado pelo Diário de Notícias.
O CHEGA reúne hoje à noite o seu Conselho Nacional, em Lisboa, para discutir as eleições presidenciais de janeiro de 2026, devendo a decisão ser anunciada até segunda-feira, de acordo com o líder do partido.
Ventura considera “indigno” o valor atualmente pago aos bombeiros e vai propor um aumento para cinco euros por hora, juntamente com reformas na Proteção Civil e medidas para o combate aos incêndios.
Enquanto os portugueses contam os trocos no supermercado, o Governo continua de braços cruzados. O preço do cabaz alimentar sobe como nunca, por isso, o CHEGA exige medidas concretas, porque comer deixou de ser um direito e passou a ser um luxo.
António Capelo, antigo mandatário do Bloco de Esquerda, encontra-se acusado de assédio sexual — uma situação que, segundo o CHEGA, tem merecido escassa atenção por parte da comunicação social, apesar de Capelo surgir num vídeo de campanha do candidato Manuel Pizarro.
O Presidente do CHEGA, André Ventura, anunciou hoje que vai pedir uma reunião ao primeiro-ministro para definir as "linhas mestras" do próximo Orçamento do Estado e defendeu a antecipação da entrega do documento no parlamento.