Duas urgências de Obstetrícia e Ginecologia encerradas hoje e uma no domingo

Duas urgências de Obstetrícia e Ginecologia estão hoje encerradas, reabrindo uma delas no domingo, sujeita a contacto prévio das utentes com a linha SNS 24, de acordo com o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

© D.R.

Segundo os dados consultados pela Lusa às 12:00, estão hoje encerrados o serviço de urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, e o de Obstetrícia do Hospital Distrital de Santarém.

No domingo, mantém-se fechado o serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Infante D. Pedro, enquanto o de Obstetrícia do Hospital de Santarém reabre às 08:30 no âmbito do projeto-piloto, que implica um contacto prévio das utentes com a linha SNS 24 (802 24 24 24).

Hoje, há ainda seis urgências que estão a receber até às 24:00 somente casos referenciados pelo INEM: as de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra), do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, do Hospital de Vila Franca de Xira, do Hospital Doutor Manoel Constâncio, em Abrantes, e do Hospital de Santo André, em Leiria, e a de Pediatria do Hospital de Vila Franca de Xira.

O serviço de urgência de Pediatria do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, começa a funcionar também neste regime a partir das 21:00.

No domingo, mantêm-se em funcionamento nestes moldes até às 24:00 as urgências de Obstetrícia e Ginecologia do hospital Amadora-Sintra e do Hospital de Santo André, em Leiria, e de Pediatria do Hospital de Vila Franca de Xira.

Nos restantes, a obrigatoriedade de referenciação pelo INEM vigorará em períodos mais curtos ou intercalados, juntando-se à lista, entre as 20:30 e as 24:00, o serviço de urgência de Obstetrícia do Hospital Distrital de Santarém.

No domingo, há também duas urgências referenciadas que só recebem casos encaminhados pelo INEM ou pela linha SNS 24: a de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de Braga, entre as 08:00 e as 24:00, e a Geral do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, das 20:00 às 24:00.

Os dados disponibilizados, relativos às escalas, mostram que estão abertos este fim de semana 126 serviços de urgências em todo o país.

As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contacte a linha SNS 24 para receber orientação adequada.

Últimas do País

Duas urgências de Obstetrícia e Ginecologia estão hoje encerradas, reabrindo uma delas no domingo, sujeita a contacto prévio das utentes com a linha SNS 24, de acordo com o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) abriu um inquérito ao “funcionamento, utilização e gestão” do Fundo Social da Liga Portuguesa de Bombeiros (LPB), avançou a revista Sábado.
Um homem de 30 anos foi mortalmente esfaqueado pelo colega de casa, de 38 anos e de nacionalidade nepalesa, na noite de domingo, no Cartaxo.
Um professor condenado, em outubro de 2024, a oito anos de prisão por 62 crimes de abuso sexual de menores voltou a ser colocado numa escola pública, desta vez no Agrupamento de Escolas de Gondifelos, em Vila Nova de Famalicão. A situação foi revelada por vários meios de comunicação social.
A Associação Nacional dos Oficiais da Guarda (ANOG) apelou hoje a todos os militares da GNR para que se mobilizam num protesto em frente ao parlamento para exigir à tutela que os receba ainda este mês de setembro.
Uma pessoa morreu e outra ficou em estado grave na sequência da queda de uma grua em Fânzeres, Gondomar, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional da Área Metropolitana do Porto.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, considerou hoje “absolutamente lamentável” a transferência forçada de médicos do Hospital do Barreiro para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, para garantir o funcionamento das urgências obstétricas.
Cerca de 80 concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro continuam hoje em risco máximo de incêndio rural.
A pediatra Ana Isabel Fonseca Lopes vai substituir o até aqui diretor clínico do Hospital de Santa Maria, Rui Tato Marinho, uma designação que foi aprovada na última reunião de Conselho de ministros.
As unidades de cuidados continuados tiveram em 2024 um prejuízo que ronda os 125 mil euros por instituição, segundo um estudo da Faculdade de Economia do Porto, que alerta para o risco de encerramento de unidades devido ao subfinanciamento.