Portugal com maior prevalência no mundo da “Doença dos Pezinhos”, segundo um estudo

Portugal apresenta a maior prevalência da paramiloidose no mundo, com 2000 portadores da mutação genética responsável pela que é conhecida como a “Doença dos Pezinhos”, indica um estudo que será divulgado esta quinta-feira.

© D.R.

A análise, que caracteriza a distribuição da doença no país, é apresentada no encontro “Paramiloidose: uma viagem ao passado, presente e futuro”, que assinala os 20 anos da morte do Professor Doutor Corino Andrade, neurologista que a identificou pela primeira vez, a decorrer em Vila do Conde.

Segundo um comunicado da Associação Portuguesa de Paramiloidose (APP), que organiza o encontro em parceria com a empresa farmacêutica AstraZeneca, o estudo Cardinal indica igualmente que cerca de 35% do total dos 2000 portadores da mutação genética ainda não apresentam sintomas.

Além do Cardinal, é apresentado no encontro o estudo Lantern, que avalia as necessidades e a qualidade de vida dos doentes, permitindo os resultados de ambos, “pela primeira vez, uma visão clara sobre a realidade da paramiloidose em Portugal”, considera a associação.

De acordo com o Cardinal, o distrito do Porto concentra um quarto de todos os casos (quase 600 pessoas), seguido do de Braga (perto de 500 casos) e Aveiro (200).

“Estes dados vêm confirmar aquilo que sentimos há muito no terreno: o peso da paramiloidose em regiões como o norte do país, onde muitas famílias vivem com a doença há várias gerações. No entanto, o estudo também identifica a existência de casos dispersos que é preciso acompanhar”, assinalou Carlos Figueiras, presidente da APP, citado no comunicado.

O estudo Lantern indica 38,4% dos doentes estão reformados por invalidez, salientando que 61,2% não recebem apoio (formal e/ou informal) “suficiente para as suas necessidades diárias”.

A paramiloidose é hereditária e, “se um dos progenitores tiver a mutação no gene TTR, existe 50% de probabilidade de a transmitir a cada filho”, mostrando o Lantern que a doença condicionou a decisão de 49,6% dos inquiridos de ter filhos.

Formigueiro, dores e fraqueza muscular, bem como a perda de sensibilidade nos pés e nas mãos são alguns dos sintomas iniciais da doença que, à medida que progride, pode causar dificuldades digestivas, perda de peso, tonturas e desmaios, assim como baixa tensão arterial, disfunção sexual e problemas urinários.

“Os resultados dos Estudos CARDINAL e LANTERN são um marco importante para todos nós. Conhecer melhor a realidade da paramiloidose em Portugal permite-nos não só compreender a dimensão do desafio, mas também reforçar a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento”, adiantou Carlos Figueiras.

A propósito, será lançada no encontro a campanha “Pé Ante Pé”, visando “aumentar a consciencialização sobre a doença, promover a deteção precoce e reforçar o papel das famílias no acompanhamento da patologia”, refere o comunicado.

A campanha, promovida pela APP, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia e a Sociedade Portuguesa de Estudo das Doenças Neuromusculares, com o apoio da AstraZeneca, irá decorrer ao longo dos próximos meses.

Últimas do País

A gripe das aves voltou a ser detetada numa ave selvagem em Portimão, distrito de Faro, subindo para 29 o número de focos confirmados este ano, segundo dados da DGAV.
A pesca do areeiro fica proibida a partir desta sexta-feira, após Portugal ter utilizado 80% da quota disponível, anunciou a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
Portugal apresenta a maior prevalência da paramiloidose no mundo, com 2000 portadores da mutação genética responsável pela que é conhecida como a “Doença dos Pezinhos”, indica um estudo que será divulgado esta quinta-feira.
A presença da bactéria 'legionella' foi detetada em três de oito balneários do Pavilhão Desportivo Municipal de Oliveira do Bairro, no âmbito de análises de rotina para controlo da qualidade da água, confirmou hoje a Câmara Municipal.
O presidente executivo (CEO) da Vodafone Portugal, Luís Lopes, considerou hoje que a longo prazo não há mercado em Portugal para quatro operadores de telecomunicações.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu na quarta-feira na freguesia de Odivelas, em Lisboa, mais de 114 quilos de droga e deteve duas pessoas, informou hoje a força de segurança.
O Ministério Público e a GNR realizaram, esta quinta-feira, buscas nas instalações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, no âmbito de uma investigação por suspeitas de crimes de corrupção e participação económica em negócio, segundo o Correio da Manhã.
O representante legal da empresa contratada pela Carris para a manutenção do elevador da Glória vai ser ouvido na quinta-feira no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, indicou hoje fonte judicial à agência Lusa.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve no Algarve um dos criminosos mais procurados do Reino Unido, suspeito de chefiar uma organização envolvida no tráfico internacional de droga.
As contraordenações por uso do telemóvel ao volante duplicaram no primeiro trimestre face ao mesmo período de 2024, tendo as polícias multado uma média de 84 condutores por dia, num total de 7.587, segundo a Segurança Rodoviária.