Portugal com maior prevalência no mundo da “Doença dos Pezinhos”, segundo um estudo

Portugal apresenta a maior prevalência da paramiloidose no mundo, com 2000 portadores da mutação genética responsável pela que é conhecida como a “Doença dos Pezinhos”, indica um estudo que será divulgado esta quinta-feira.

© D.R.

A análise, que caracteriza a distribuição da doença no país, é apresentada no encontro “Paramiloidose: uma viagem ao passado, presente e futuro”, que assinala os 20 anos da morte do Professor Doutor Corino Andrade, neurologista que a identificou pela primeira vez, a decorrer em Vila do Conde.

Segundo um comunicado da Associação Portuguesa de Paramiloidose (APP), que organiza o encontro em parceria com a empresa farmacêutica AstraZeneca, o estudo Cardinal indica igualmente que cerca de 35% do total dos 2000 portadores da mutação genética ainda não apresentam sintomas.

Além do Cardinal, é apresentado no encontro o estudo Lantern, que avalia as necessidades e a qualidade de vida dos doentes, permitindo os resultados de ambos, “pela primeira vez, uma visão clara sobre a realidade da paramiloidose em Portugal”, considera a associação.

De acordo com o Cardinal, o distrito do Porto concentra um quarto de todos os casos (quase 600 pessoas), seguido do de Braga (perto de 500 casos) e Aveiro (200).

“Estes dados vêm confirmar aquilo que sentimos há muito no terreno: o peso da paramiloidose em regiões como o norte do país, onde muitas famílias vivem com a doença há várias gerações. No entanto, o estudo também identifica a existência de casos dispersos que é preciso acompanhar”, assinalou Carlos Figueiras, presidente da APP, citado no comunicado.

O estudo Lantern indica 38,4% dos doentes estão reformados por invalidez, salientando que 61,2% não recebem apoio (formal e/ou informal) “suficiente para as suas necessidades diárias”.

A paramiloidose é hereditária e, “se um dos progenitores tiver a mutação no gene TTR, existe 50% de probabilidade de a transmitir a cada filho”, mostrando o Lantern que a doença condicionou a decisão de 49,6% dos inquiridos de ter filhos.

Formigueiro, dores e fraqueza muscular, bem como a perda de sensibilidade nos pés e nas mãos são alguns dos sintomas iniciais da doença que, à medida que progride, pode causar dificuldades digestivas, perda de peso, tonturas e desmaios, assim como baixa tensão arterial, disfunção sexual e problemas urinários.

“Os resultados dos Estudos CARDINAL e LANTERN são um marco importante para todos nós. Conhecer melhor a realidade da paramiloidose em Portugal permite-nos não só compreender a dimensão do desafio, mas também reforçar a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento”, adiantou Carlos Figueiras.

A propósito, será lançada no encontro a campanha “Pé Ante Pé”, visando “aumentar a consciencialização sobre a doença, promover a deteção precoce e reforçar o papel das famílias no acompanhamento da patologia”, refere o comunicado.

A campanha, promovida pela APP, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia e a Sociedade Portuguesa de Estudo das Doenças Neuromusculares, com o apoio da AstraZeneca, irá decorrer ao longo dos próximos meses.

Últimas do País

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) revelou hoje atrasos na saída de ambulâncias aos pedidos de socorro da população, sobretudo na Área Metropolitana de Lisboa, alguns superiores a uma hora.
O Sistema de Segurança Interna (SSI) admite que o sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários poderá ser suspenso durante o Natal para evitar filas nos aeroportos, uma medida que já foi autorizada pela Comissão Europeia.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 432 botijas de óxido nitroso, também conhecido como “droga do riso”, nas portagens de Paderne da Autoestrada n.º 2 (A2), em Albufeira, no Algarve, e que estavam a ser transportadas para Espanha.
O filho do primeiro-ministro, Hugo Montenegro, foi vítima de um furto no passado dia 29 de setembro, na área da Foz, no Porto.
A Comissão Técnica Independente (CTI) para a refundação do INEM propõe a criação de uma central única de atendimento juntando CODU e SNS24, e a abertura do transporte não emergente de doentes ao setor privado, revela hoje o jornal Público.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para um "agravamento considerável" da agitação marítima nos Açores a partir da madrugada de domingo e até às 18h00 de segunda, com ondas de 12 metros.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Inverno devido ao aumento da procura dos serviços e à necessidade de reforçar a resposta.
A depressão Davide vai afetar a partir de hoje a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca, tendo já sido emitidos avisos, segundo o IPMA.
A decisão do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, de remover completamente quaisquer elementos natalícios das fotografias escolares deste ano está a gerar forte contestação entre muitos encarregados de educação, que consideram a medida desproporcionada, injustificada e prejudicial para a tradição celebrada pela maioria das famílias.
Os Técnicos de Emergência Pré-hospitalar decidiram hoje que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro, disse à Lusa fonte sindical.