Fundação do Prémio Booker lança galardão para literatura infantil

A fundação britânica que atribui os prémios Booker e Booker Internacional vai criar uma versão do prémio para obras de literatura infantil, anunciou hoje aquela entidade.

© D.R.

Em comunicado, a Fundação do Prémio Booker revelou que a primeira edição do prémio vai ser lançada no próximo ano para “celebrar a melhor ficção contemporânea para crianças entre 8 e 12 anos, escrita ou traduzida para inglês e publicada no Reino Unido e/ou na Irlanda”, o que significa que vai abranger autores a nível mundial, desde que traduzidos e publicados naqueles dois países.

O prémio vai ter o mesmo montante dos outros dois Booker, ou seja, 50 mil libras (43,6 mil euros), que serão repartidas entre autor e ilustrador ou entre autor e tradutor, caso se aplique.

O primeiro presidente do júri vai ser o escritor Frank Cottrell-Boyce, com o resto do júri a ser composto por adultos e crianças.

“O Prémio Booker para Crianças quer ser várias coisas em simultâneo: um prémio que defenda futuros clássicos escritos para crianças; uma intervenção social desenhada para inspirar mais jovens a ler; e uma semente a partir da qual esperamos que gerações futuras de leitores cresçam”, disse a presidente executiva da fundação, Gaby Wood, citada no mesmo comunicado.

As candidaturas para a primeira edição do prémio vão abrir na primavera de 2026 e os finalistas revelados em novembro do próximo ano. O livro vencedor será desvendado em fevereiro de 2027.

Últimas do País

A capitania do porto do Funchal alertou hoje para a agitação marítima forte prevista para o arquipélago da Madeira, emitindo um conjunto de recomendações.
Crime ocorreu em fevereiro de 2025, mas só foi denunciado meses depois, quando a vítima foi identificada como grávida. Exames de ADN confirmaram a autoria dos factos.
Mais de 60% das vagas para Medicina Geral e Familiar (MGF) ficaram por preencher no concurso de segunda época, que terminou com a ocupação de 50 das 142 abertas, segundo dados a que a Lusa teve acesso.
Mais de mil pedidos por dia, utilização recorde e quase 120 mil utentes no limite anual. O sistema de autodeclarações atinge máximos históricos e levanta alertas sobre o seu uso intensivo.
Os efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal Continental vão começar a fazer-se sentir a partir da tarde de hoje, tendo sido emitidos vários avisos de chuva, vento, neve e agitação marítima, segundo o IPMA.
Suspeito de 43 anos era alvo de mandado internacional por crimes de violência sexual e agressões à companheira. Enfrenta pena até 15 anos de prisão.
As bodycams para a PSP e a GNR vão custar seis milhões de euros e deverão começar a chegar ainda este ano, após um processo arrastado desde 2023.
A venda de livros em Portugal cresceu 6,9% em 2025, em relação ao ano anterior, o que se traduziu num total de quase 15 milhões de livros vendidos, um aumento muito impulsionado pelos livros de colorir e infantis.
Um homem de 57 anos foi constituído arguido por maus-tratos a animais de companhia após uma operação de buscas a uma loja em Penafiel, tendo sido resgatados 124 animais, 104 dos quais exóticos, apurou hoje a GNR.
Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).