PJ participa em operação com 4 detenções e apreensão de 2,3 toneladas de cocaína

A Polícia Judiciária (PJ) informou, esta quarta-feira, que participou este mês numa operação marítima internacional de "grande escala" no Oceano Atlântico, entre as Canárias e a Madeira, que fez quatro detenções e à apreensão de 2,3 toneladas de cocaína.

© D.R.

O diretor da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE), Artur Vaz, adiantou à Lusa que a operação decorreu em conjunto com as autoridades francesas, espanholas e portuguesas, com suporte do MAOC-N (Centro de Análises e Operações Contra o Narcotráfico Marítimo), tendo além da PJ contado com a colaboração da Marinha, Polícia Marítima e Força Aérea.

A denominada “Operação Galgo” levou à interceção, entre as ilhas Canárias e a Madeira, de lanchas rápidas, à apreensão de mais de 2,3 toneladas de cocaína embalada em fardos e à detenção de quatro pessoas, um de nacionalidade espanhola e três marroquinos, que foram entregues às autoridades espanholas e ficaram em prisão preventiva, adiantou a fonte.

Segundo um comunicado, esta quarta-feira, divulgado pela Judiciária, esta operação de cooperação policial “resultou na deteção de várias embarcações em águas internacionais, incluindo a interceção bem-sucedida de uma lancha de alta velocidade que transportava mais de 2,3 toneladas de cocaína”.

Segundo a PJ, “uma vez que estas embarcações, por regra, não acatam as ordens das autoridades para parar, a unidade naval francesa envolvida na interceção teve mesmo de recorrer a tiros de precisão para desativar os motores” da lancha rápida.

A equipa de abordagem francesa deteve os quatro tripulantes e apreendeu a carga ilícita, posteriormente entregue às autoridades espanholas.

A operação foi coordenada através do MAOC-N e envolveu uma estreita colaboração entre vários parceiros internacionais, incluindo a Marinha Francesa, o Gabinete Francês Antidrogas, o Serviço Aduaneiro de Guarda Costeira, a Agência Nacional do Crime do Reino Unido, a Administração de Combate à Droga dos EUA, além da Marinha, Força Aérea e Polícia Judiciária portuguesas, bem como das autoridades espanholas.

Dada a extensa área marítima abrangida pela operação, os países participantes mobilizaram três fragatas, três aeronaves de vigilância e um helicóptero, distribuídos por várias zonas, no âmbito de um esforço transnacional conjunto de combate ao tráfico marítimo de estupefacientes.

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) informou, esta quarta-feira, que participou este mês numa operação marítima internacional de "grande escala" no Oceano Atlântico, entre as Canárias e a Madeira, que fez quatro detenções e à apreensão de 2,3 toneladas de cocaína.
O Tribunal Constitucional rejeitou a contestação de Armando Vara à decisão de reverter o perdão de pena que lhe tinha sido concedido na pandemia, o que deve levar o ex-governante a regressar à prisão para cumprir o tempo restante.
O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) pediu hoje ao Ministério da Justiça "para ouvir e olhar" para estes profissionais que, diariamente, lidam com carências de meios, equipamentos obsoletos, infraestruturas degradadas e processos judiciais cada vez mais complexos.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) rejeitou hoje o encerramento de algumas urgências locais para dar lugar a uma centralização de serviços, sobretudo na área da saúde maternoinfantil, considerando ser mais uma medida desvantajosa para a população.
A Polícia Judiciária (PJ) investiga dois ataques a tiro contra repartições das Finanças na Área Metropolitana de Lisboa, ocorridos entre sexta-feira e segunda-feira, levantando preocupações ao mais alto nível das autoridades, segundo o Correio da Manhã.
O julgamento do processo ‘Operação Lex’ arrancou hoje no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) com o juiz conselheiro presidente do coletivo a assinalar o caráter “inédito na história judiciária” portuguesa do caso que senta ex-juízes no banco dos réus.
Nove distritos de Portugal continental vão estar na sexta-feira sob aviso laranja (o segundo mais grave) devido à previsão de chuva forte e persistente, determinou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os dois homens de nacionalidade espanhola, suspeitos de envolvimento na morte de um militar da GNR durante uma operação de combate ao tráfico de droga no rio Guadiana, foram libertados sob termo de identidade e residência. A informação foi confirmada ao CM pela Diretoria do Sul da Polícia Judiciária, à qual a GNR entregou os detidos.
A Proteção Civil registou, até às 12:00, 1.147 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo, sobretudo inundações, concentradas na Grande Lisboa, Península de Setúbal e Algarve, disse à agência Lusa o comandante Elísio Pereira.
O Ministério da Cultura vai criar um Prémio Nacional de Banda Desenhada, com 30.000 euros, para reconhecer pessoas, obras e inovação nesta expressão artística em Portugal, revelou hoje a ministra Margarida Balseiro Lopes.