Mais de 50 mortos causados pelo furacão Melissa na região das Caraíbas

Mais de 50 pessoas morreram devido à passagem do furacão Melissa na região das Caraíbas, principalmente no Haiti e na Jamaica, onde as equipas de resgate esforçam-se por chegar às áreas mais afetadas e isoladas.

O furação Melissa, que se tornou esta sexta-feira um ciclone pós-tropical, após ter sido o mais poderoso da atual temporada no Atlântico, causou danos catastróficos em habitações e infraestruturas críticas, que ainda estão a ser avaliados.

Segundo o relatório da Direção de Proteção Civil (DPC) do Haiti, pelo menos 31 pessoas faleceram e 21 continuam desaparecidas devido às chuvas e cheias.

O maior número de vítimas, pelo menos 23, incluindo 10 crianças, registou-se em Pétit-Goâve, na entrada sul de Porto Príncipe, capital do país, devido a inundações causadas pelas cheias do rio La Digue.

Na Jamaica, a ministra da Educação e Informação, Dana Morris Dixon, afirmou que há 19 mortes confirmadas, mas que existem “relatórios bastante credíveis”, que o número poderá ser maior.

Morris Dixon detalhou que é possível que haja pelo menos quatro corpos em Westmoreland que precisam ser recuperados e um em Saint Elizabeth, ambos distritos no oeste da ilha.

“A devastação no oeste é inimaginável”, afirmou a ministra numa conferência de imprensa. O furacão, que atingiu a categoria 5, causou também esta semana quatro mortos no Panamá e mais um na República Dominicana.

Cerca de 20 aviões de carga com ajuda humanitária chegaram esta sexta-feira à Jamaica, somando-se aos 13 que tinham chegado na véspera ao Aeroporto Internacional Norman Manley. “O difícil é a logística para fazer chegar esta ajuda a estas zonas no menor tempo possível, e praticamente já não nos resta tempo devido ao desespero da população”, reconheceu o ministro jamaicano da Energia, Telecomunicações e Transportes, Daryl Vaz.

Últimas do Mundo

Mais de 50 pessoas morreram devido à passagem do furacão Melissa na região das Caraíbas, principalmente no Haiti e na Jamaica, onde as equipas de resgate esforçam-se por chegar às áreas mais afetadas e isoladas.
O elevado custo de vida e a segurança estão no topo das preocupações de vários jovens portugueses a viver em Nova Iorque, que não poderão votar na eleição para 'mayor', mas que serão afetados pela decisão dos eleitores.
Mais de 527 mil estrangeiros em situação irregular foram expulsos dos EUA desde o início do segundo mandato de Trump, incluindo criminosos perigosos. Entre eles, Bou Khathavong, responsável pelo homicídio de um adolescente em 1994, foi finalmente enviado para o Laos.
O grupo Patriotas pela Europa alerta para a construção da maior mesquita da Europa, a apenas seis quilómetros do Parlamento Europeu, acusando o projeto de visar a imposição da Sharia no continente. O financiamento vem maioritariamente da Turquia e está ligado à organização islamista Millî Görüş.
Inundações provocadas por chuvas recorde no centro do Vietname mataram pelo menos dez pessoas esta semana e deixaram mais de 128 mil casas debaixo de água, anunciaram esta quinta-feira as autoridades vietnamitas.
Os governos de Portugal e Espanha e a Comissão Europeia acordaram um conjunto de ações que vão permitir avançar com a ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid até 2030, com viagem de cinco horas, anunciou hoje o Ministério das Infraestruturas.
As autoridades francesas efetuaram cinco novas detenções, incluindo a de um dos principais suspeitos, no âmbito da investigação do assalto ao Museu do Louvre, em Paris, noticiou hoje a rádio RTL.
A previsão é uma queda de 7% nos preços tanto em 2025 como em 2026, impulsionada pelo fraco crescimento económico global, pelo excedente crescente de petróleo e pela incerteza política, de acordo com o Commodity Markets Outlook, divulgado esta quarta-feira.
Um homem foi detido em Espanha após 11 dias nos cuidados intensivos com queimaduras muito graves sofridas quando tentava roubar cabos com cobre de uma subestação de energia.
Cerca de 86% das empresas sofreram pelo menos um ciberataque no ano passado e quase um terço enfrentou cinco ou mais, de acordo com o '2025 Global Cybersecurity Skills Gap Report' da Fortinet hoje divulgado.