Renováveis abastecem metade do consumo em outubro, o valor mais baixo em dois anos

A produção renovável abasteceu 50,2% do consumo energético em Portugal em outubro, a percentagem mais baixa dos últimos dois anos, devido às condições “particularmente desfavoráveis” registadas nesse mês, informou hoje a REN – Redes Energéticas Nacionais.

© D.R.

“Em outubro, as condições foram particularmente desfavoráveis para a produção renovável”, refere a empresa, precisando que a componente hidroelétrica registou um índice de 0,64, a eólica de 0,82 e a solar de 0,93.

De acordo com a REN, em outubro a produção renovável “apresentou o `share` mais baixo desde setembro de 2023, abastecendo ainda assim 50,2% do consumo”, enquanto a produção não renovável abasteceu 18% e os restantes 32% corresponderam a energia importada.

Os dados hoje divulgados indicam que o consumo de energia elétrica continua a crescer em Portugal, tendo aumentado 2,5% de janeiro a outubro em comparação com o mesmo período em 2024 (2% com correção da temperatura e dias úteis) e 1,1% neste último mês (1,7% com correção da temperatura e dias úteis) face a outubro de 2024.

No mercado de gás natural manteve-se também a tendência de crescimento, com um aumento mensal homólogo em outubro de 18%, sustentada pelo segmento de produção de energia elétrica, que registou este mês uma evolução homóloga positiva superior a 100%.

Em sentido contrário, o segmento convencional, que abrange os restantes clientes, registou uma descida homóloga de 5,8%.

Segundo a REN, só no mês de outubro, o consumo de gás natural registou um aumento homólogo de 13%, resultado de um crescimento de 131% no segmento de produção de energia elétrica, que compensou a quebra de 7,7% no segmento convencional.

No segmento de energia elétrica, entre janeiro e outubro, o índice de produtibilidade hidroelétrica situou-se em 1,33, o de produtibilidade eólica em 1,00 e o de produtibilidade solar em 0,89 (média histórica de 1).

Neste período, a produção renovável abasteceu 68% do consumo, ligeiramente abaixo dos 72% registados no mesmo período do ano anterior, repartida pela hidroelétrica com 26%, eólica com 24%, fotovoltaica com 13% e biomassa com 5%.

A REN destaca que a produção fotovoltaica “continua a apresentar crescimentos elevados, com uma produção 28% superior à do mesmo período do ano anterior”.

Já a produção através de gás natural abasteceu 15% do consumo, enquanto os restantes 17% corresponderam a energia importada.

Em outubro, o aprovisionamento do sistema nacional manteve-se predominantemente através de terminal de gás natural liquefeito (GNL) de Sines, com a interligação com Espanha a representar 8%.

Nos primeiros 10 meses do ano, o abastecimento efetuou-se também fundamentalmente a partir do terminal de Sines, com Nigéria e EUA a representarem, respetivamente, 48% e 43% do aprovisionamento do sistema nacional.

Últimas do País

O corpo de um homem foi resgatado do interior da viatura encontrada submersa numa linha de água no concelho de Serpa, revelaram as autoridades, tendo a Proteção Civil referido que não estava mais ninguém no veículo.
As autoridades nacionais não indicam o número de feridos das tempestades que afetaram o país na última semana, com o Ministério da Saúde a remeter para a Direção Executiva do SNS, que não disponibilizou ainda os dados.
O número de utentes sem médico de família subiu para 1.563.710 no final de dezembro, segundo o portal da transparência do Serviço Nacional de Saúde, que mostra também um aumento no número de inscritos nos Cuidados de Saúde Primários.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 3.326 ocorrências relacionadas com cheias entre 01 de fevereiro e as 12:00 de hoje, indicou o comandante nacional do organismo.
Nove pessoas foram detidas por branqueamento, burla e extorsão, numa operação para desmantelar uma organização que angariava pessoas que cediam as contas bancárias para fraudes a empresas, esquema que resultou num prejuízo superior a 250 mil euros.
Um total de 93 mil clientes das redes eletrónicas continua sem abastecimento de energia elétrica devido aos danos provocados pela depressão Kristin, que afetou Portugal continental há uma semana, na rede de distribuição, informou hoje a empresa.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu hoje recomendações de segurança após os danos causados ​​pela tempestade Kristin, alertando para o risco de exposição ao amianto durante trabalhos de limpeza, remoção de destroços e reparos de edifícios.
Uma bomba ficou hoje ferida após ser atropelada quando se dirigiu para o quartel da corporação de Monte Redondo, no concelho de Leiria, por um condutor que se colocou em fuga, afirmaram fontes da Proteção Civil e da GNR.
O número de doentes tratados por doença oncológica aumentou 67% em cinco anos, mas um em cada quatro ainda foram operados acima do tempo máximo de resposta em 2024, indicam dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Proteção civil registou 121 ocorrências, entre as 00h00 e as 07h00 relacionadas com o mau tempo, mantendo-se as autoridades a avaliar e monitorizar o nível das águas em várias regiões, que se mantém estável.