Trabalhadores dos bares dos comboios da CP em greve a partir de hoje

Os trabalhadores dos bares dos comboios de longo curso da CP - Comboios de Portugal decidiram avançar com uma greve e vigília permanente, a partir desta quinta-feira e por tempo indeterminado, para exigir o cumprimento do acordo de empresa.

©CP-Comboios de Portugal

Segundo um comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul explicou que o novo concessionário, ITAU, responsável pelo serviço de refeições dos bares dos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades, “recusa-se a cumprir o acordo de empresa (AE) em vigor aos trabalhadores”.

De acordo com o sindicato, a posição do ITAU é “ilegal e constitui uma afronta aos trabalhadores que, de forma justa, lutaram durante muitos anos pela melhoria das suas condições de vida e de trabalho”.

O sindicato salientou que a ITAU tem”capacidade para pagar os valores previstos no AE de 2025 e para respeitar, na íntegra, os direitos dos trabalhadores”.

Por isso, os trabalhadores dos bares dos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades vão “realizar uma greve e uma vigília permanente, com início a 6 de novembro, para exigir respeito e o cumprimento integral do acordo de empresa”. Esta greve decorre por tempo indeterminado.

O sindicato exige”escalas de horários que respeitem a carga horária de oito horas diárias e de 35 horas semanais”, o pagamento do “trabalho ao sábado e domingo com um acréscimo de 25%” e do “subsídio de refeição diário de 11,50 euros e 13 euros”.

A estrutura sindical quer ainda o pagamento das diuturnidades no valor de 20 euros cada e dos prémios de responsabilidade e subsídio de transporte.

Os trabalhadores VÃO concentrar-se à porta da Estação de Santa Apolónia, em Lisboa, hoje de manhã, sendo que “a partir desse momento, iniciarão uma vigília/acampamento permanente por tempo indeterminado na Estação de Santa Apolónia”.

Últimas do País

Uma mulher de 38 anos foi morta à facada no Porto, esta quinta-feira de manhã, em frente à Escola Básica da Corujeira, na Praça da Corujeira, no Porto.
A gripe das aves voltou a ser confirmada nos distritos de Aveiro e Santarém, em aves em cativeiro, subindo para 31 os focos detetados este ano, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e veterinária (DGAV).
Os trabalhadores dos bares dos comboios de longo curso da CP - Comboios de Portugal decidiram avançar com uma greve e vigília permanente, a partir desta quinta-feira e por tempo indeterminado, para exigir o cumprimento do acordo de empresa.
Os incêndios e a seca no verão provocaram quebras superiores a 75% na produção da castanha martaínha, com prejuízos de milhões de euros, disse à agência Lusa o presidente da Cooperativa Agrícola de Penela da Beira.
O Metropolitano de Lisboa esclareceu hoje que a investigação de Bruxelas para averiguar uma vantagem indevida no concurso da Linha Violeta diz respeito a uma proposta e não ao processo que a empresa lançou.
Os dez distritos costeiros de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja devido à agitação marítima, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Investigadores portugueses estão a testar a forma de bloquear o vírus da gripe A antes de provocar a infeção, o que pode abrir caminho a novos antivirais para vários vírus contra os quais ainda não existem vacinas.
O Tribunal Judicial de Leiria condenou esta quarta-feira 24 arguidos num processo relativo a dezenas de burlas através do MB Way, no qual estavam em causa crimes de burla informática, simples e agravada, e acesso ilegítimo, em autoria singular ou coautoria.
Os cuidadores informais em Portugal enfrentam níveis muito elevados de exigência, falta de apoio e sinais preocupantes de desgaste físico e emocional, conclui um estudo hoje apresentado no VII Encontro Nacional de Cuidadores Informais, no Entroncamento.
Um grupo de alegados guias turísticos tem intimidado turistas na estrada de Monserrate, em Sintra, para aceitarem transporte para os monumentos, enquanto as suas viaturas são assaltadas, alarmando visitantes e residentes, mas as autoridades investigam as denúncias.