Japão levanta alerta de tsunami após sismo de 6,9 com aviso de novos tremores

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) levantou o alerta de tsunami devido ao sismo de magnitude 6,9 que abalou hoje o nordeste do Japão, embora mantenha as advertências regulares de novos tremores.

© D.R.

O sismo ocorreu junto à costa de Iwate pouco depois das 17:03 locais (08:03 em Lisboa), segundo a JMA, que cerca de três horas depois levantou o alerta de tsunami para esta prefeitura. A JMA atualizou a magnitude do sismo, inicialmente calculada em 6,7, para 6,9.

Em Iwate e na vizinha Miyagi, o sismo atingiu o nível 4 na escala japonesa, que vai até 7 e se centra em medir a agitação da superfície e as zonas afetadas, mais do que a intensidade do tremor.

A agência meteorológica indicou que, apesar de poderem ocorrer alterações ligeiras na maré ao longo da costa do Pacífico das prefeituras de Aomori, Iwate e Miyagi, não existe risco de danos.

O sismo provocou uma breve falha de eletricidade e a suspensão parcial dos serviços do ‘shinkansen’, o “comboio-bala” japonês, segundo a agência local de notícias Kyodo, que também relatou a observação de ondas de tsunamis menores em Ofunato e Miyako, ambas na prefeitura de Iwate.

As autoridades alertam que, nas áreas mais afetadas, os residentes devem manter-se atentos a sismos de magnitude semelhante durante uma semana após o evento, considerando também a possibilidade de tremores mais fortes nos dois ou três dias seguintes.

“Por favor, prestem muita atenção às informações futuras, pois o tsunami que possa ocorrer poderá ser maior do que o esperado”, escreveu a primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, na sua conta na rede social X, avisando que também “existe a possibilidade de réplicas”.

“Por favor, continuem atentos a fortes tremores”, acrescentou.

O Japão assenta sobre o chamado Anel de Fogo, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre sismos com relativa frequência, pelo que as suas infraestruturas estão especialmente concebidas para resistir a tremores.

Últimas do Mundo

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) levantou o alerta de tsunami devido ao sismo de magnitude 6,9 que abalou hoje o nordeste do Japão, embora mantenha as advertências regulares de novos tremores.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) levantou o alerta de tsunami devido ao sismo de magnitude 6,9 que abalou hoje o nordeste do Japão, embora mantenha as advertências regulares de novos tremores.
As autoridades das Filipinas retiraram mais de 100 mil residentes das suas habitações no leste e norte do país, antes da chegada, prevista para hoje, do supertufão Fung-wong.
Pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas por um tornado que devastou parte de um município no sul do Brasil, no estado do Paraná, informaram as autoridades locais.
As operações de socorro foram suspensas em Cebu, a província filipina mais atingida pelo tufão Kalmaegi, devido à aproximação de uma nova e poderosa tempestade, anunciaram hoje as autoridades locais.
Os Estados Unidos preparam-se para lançar no domingo dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Estudo mostra que falar a língua portuguesa nos EUA está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.
A Apple e a Google estão a fechar um acordo que ajudará a colocar a Siri ao nível dos assistentes mais atuais, que são impulsionados por modelos de linguagem de grande dimensão (LLM, na sigla em inglês), de acordo com a Bloomberg, citada pela Europa Press.
O ano de 2025 será dos mais quentes de sempre e a temperatura média até agosto foi cerca de 1,42ºC acima dos níveis pré-industriais, disse hoje em Belém, Brasil, a secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Milhares de voos poderão ser cancelados a partir de sexta-feira nos Estados Unidos devido ao impasse orçamental que dura há 37 dias, e é já o mais longo de sempre na história do país.