Eclipse solar total poderá ser apresentado em Portugal no próximo ano

Em 2026, será possível observar em Portugal em agosto um eclipse solar total, um fenómeno raro, que embora parcial em grande parte do país “terá bastante importância”, disse hoje o astrónomo Rui Jorge Agostinho.

© DR

Em declarações à agência Lusa, o investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço indicou que o eclipse será visível na sua totalidade apenas no Parque Natural de Montesinho, em Bragança, mas assinalou que no resto do país “ainda há uma percentagem elevada de eclipse”.

Um eclipse total do Sol ocorre quando a Terra, a Lua e o Sol estão perfeitamente alinhados e a Lua oculta completamente o disco solar por alguns momentos.

“Em 2026, durante cerca de 26 segundos, [a 12 de agosto] o dia transforma-se em noite no nordeste transmontano”, refere um comunicado da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Segundo cálculos de Rui Jorge Agostinho, o obscurecimento será de 98,2% no Porto, de 94,5% em Lisboa, de 92,7% em Faro, ficando abaixo dos 80% no Funchal (77,5%) e em Ponta Delgada (76,9%).

Ou seja, apesar de não ser total, “a percentagem de cobertura é tanta que dá para as pessoas experimentarem aquilo que acontece durante o eclipse deste género, que é sentir a temperatura abaixar”, explicou o investigador, acrescentando que quando o sol desaparece “a temperatura média não ar responde imediatamente”.

Além disso “porque o sol está tapado, os animais à volta respondem e acolhem-se aos locais onde costumam pernoitar ou descansar”.

O especialista disse que o fenómeno todo, desde que “a Lua começa a tapar o Sol e até que sai novamente do outro lado” demora “uma hora e cinquenta nos casos máximos”.

De acordo com Rui Jorge Agostinho, outro aspecto importante é o eclipse ocorrer “do lado poente” e quando em Portugal “o Sol se estiver a pôr do sol, portanto já próximo do horizonte”.

Se nesse dia houver céu limpo e tendo em conta que agosto é mês de praia, serão muitas as pessoas que poderão ver o eclipse na costa atlântica, adiantou.

O eclipse será visível numa faixa estreita que atravessa o Ártico, Gronelândia, Islândia, Espanha e Portugal, refere o comunicado da Ciência Viva, precisando o astrónomo que no país vizinho a escuridão total ocorrerá numa zona bastante maior.

“O último eclipse total do Sol observado em Portugal aconteceu em 1912 e o próximo será em 2144, tornando o Eclipse de 2026 num momento imperdível para várias gerações”, assinala o comunicado.

Últimas do País

As provas-ensaio de Monitorização de Aprendizagens (ModA), que deveriam realizar-se este mês, foram adiadas para abril devido às tempestades que atingiram várias zonas do país, destruindo escolas e afetando a vida dos alunos, famílias e profissionais.
Cerca de 2.600 militares estão no terreno para apoio direto às populações afetadas pelas tempestades que têm assolado Portugal continental, em 40 municípios, anunciou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
O hospital de Leiria recebeu quase um milhar de feridos com traumas desde 28 de janeiro, quando a depressão Kristin atingiu a região, de acordo com informação dada hoje na reunião diária da Comissão Municipal de Proteção Civil.
Quase 900 pessoas tiveram de ser realojadas desde domingo devido ao mau tempo em Portugal continental, anunciou hoje o comandante nacional da Proteção Civil.
Os alegados traficantes de droga detidos pela Polícia Judiciária (PJ) em Portimão no âmbito da operação 'Valhalla' recorriam a um carro funerário para transportar a cocaína na região sem levantar suspeitas, revelou hoje a força policial.
Empresários das frutas e legumes portugueses, que marcam presença na feira Fruit Logistica, em Berlim, consideram as medidas anunciadas pelo Governo “paliativos” que podem pôr em risco a atividade de muitos produtores.
Um total de 93 mil clientes da E-Redes continuava sem abastecimento elétrico pelas 12:00 de hoje, na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo pelo continente português, divulgou a empresa.
Moradores de aldeias que estão sem eletricidade há 10 dias, na sequência da depressão Kristin, estão a mobilizar-se para uma manifestação esta noite, em Pombal, para reclamar soluções urgentes para a população que “está desesperada”.
A administração do Hospital de Santa Maria solicitou aos profissionais que participaram na atividade adicional de dermatologia para devolverem os valores recebidos indevidamente, noticia o jornal Expresso.
As pessoas que vivam num dos concelhos afetados pela tempestade Kristin e tenham perdido ou extraviado o cartão de cidadão, vão poder renová-lo sem pagar taxas, determinou hoje o Governo, em portaria publicada em Diário da República.