Incêndios: Bombeiro foi detido por ser suspeito de crimes de fogo florestal na Lousã

©Bombeiros.pt

Um homem de 25 anos, empregado fabril e bombeiro voluntário, foi detido pela suspeita da prática de cinco crimes de incêndio florestal em localidades do concelho da Lousã, no distrito de Coimbra, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

A PJ esclareceu numa nota de imprensa que o suspeito foi detido na quinta-feira, através da diretoria do Centro, com a colaboração da Guarda Nacional Republicana (GNR) da Lousã e do Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições em Espaço Rural do Centro.

O homem, “solteiro, empregado fabril e bombeiro voluntário”, foi detido pela presumível prática de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos na segunda e na quarta-feira, no concelho da Lousã, no distrito de Coimbra.

O suspeito, com “uso de chama direta (isqueiro), ateou os incêndios na floresta, em zonas com vasta mancha florestal com centenas de hectares, com continuidade vertical e horizontal, densamente povoados, confinante com a zona urbana, que teria proporções mais gravosas caso não tivesse havido uma rápida e decisiva intervenção dos meios de combate”, afirmou a PJ.

De acordo com a PJ, a atuação do homem “colocou em perigo” a integridade física, a vida de pessoas, habitações e uma grande mancha florestal.

O detido vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

Últimas do País

O coletivo de juízas do processo Operação Marquês recusou o requerimento da defesa do ex-primeiro-ministro José Sócrates para suspender o julgamento que começou esta manhã.
O ex-primeiro-ministro José Sócrates foi hoje recebido no Campus de Justiça, em Lisboa, por várias dezenas de jornalistas, que aguardavam a chegada dos advogados e arguidos que começam hoje a ser julgados no âmbito da Operação Marquês.
O futebolista português Diogo Jota, de 28 anos, e o irmão, de 26, morreram esta madrugada num acidente de viação na A52, em Cernadilla, Zamora, em Espanha.
O cidadão espanhol acusado da morte e desmembramento do cadáver do namorado, num crime ocorrido no bairro da Lapa, em Lisboa, há pouco mais de um ano, foi hoje condenado a 25 anos de prisão.
O Tribunal Judicial de Leiria vai julgar seis homens por alegados crimes de associação criminosa e tráfico de droga agravado, num processo em que foram apreendidos nove milhões de euros de cocaína dissimulada em caixas de banana.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) detetou nos areais da zona do Seixal detritos resultantes de um derrame de combustível, tendo restringido o acesso da população às zonas onde seja visível o poluente na água ou na areia.
Os guardas prisionais têm insistido que a falta de efetivos compromete a segurança dos estabelecimentos prisionais.
Na próxima semana, vai chegar a Lisboa o novo serviço da Uber, 'Women Drivers'. Este vai permitir escolher a possibilidade de viajar só motoristas femininas e também de transportar apenas mulheres.
Cerca de 40 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Tribunal de Contas (TdC) concluiu, numa auditoria aos investimentos na área da Justiça, que as intervenções previstas em novas cadeias e tribunais não estão de acordo com as necessidades previstas na estratégia plurianual.