Município de Oeiras preparado para alojar 30 mil jovens durante JMJ

© Folha Nacional

O município de Oeiras vai alojar 30 mil jovens durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), anunciou hoje a autarquia, que prevê um investimento global no evento de dois milhões de euros.

Em comunicado hoje divulgado, a Câmara Municipal de Oeiras, liderada pelo independente Isaltino Morais, refere que está “fortemente empenhada em proporcionar uma estadia segura e confortável a todos quantos visitem o concelho durante” o período da JMJ.

Entre 31 de julho e 6 de agosto, os jovens vão ficar alojados maioritariamente em escolas, coletividades e instalações desportivas, sendo que, de acordo com a autarquia, “aproximadamente 2 mil ficarão em famílias de acolhimento”.

Já nas instalações da Bataria da Lage, em Oeiras, vão ficar acampados cerca de mil escoteiros, voluntários do evento.

A autarquia prevê, no âmbito da JMJ, um investimento global de cerca de dois milhões de euros.

O Passeio Marítimo de Algés será também palco de grandes eventos associados ao município de Oeiras, nomeadamente o Encontro das Nações – França, em 01 de agosto (40 mil participantes), o Encontro das Nações – Itália, em 2 de agosto (50 mil participantes), o encontro entre o Papa Francisco e os voluntários, em 6 de agosto (30 mil participantes) e em 7 de agosto o Encontro Caminho Neocatecumenal (70 a 80 mil participantes).

De acordo com a nota da autarquia do distrito de Lisboa, além das ações de caráter religioso (eucaristia e testemunhos vocacionais), estes eventos englobam também concertos e espetáculos artísticos integrados no Festival da Juventude.

Em relação à mobilidade no concelho, a autarquia fez um levantamento e mapeamento dos principais locais de deslocação dos peregrinos e potenciais locais de estacionamento de autocarros, estando a ser elaborada uma “planta geral” que identifica os principais eixos viários, as estações de comboio, paragens de autocarro e terminais rodoviários, locais de alojamento dos peregrinos e acessos pedonais recomendados.

De forma a garantir a segurança e saúde pública, estão a ser realizadas visitas técnicas, com elementos da Proteção Civil de Oeiras, da Administração Regional de Saúde, da câmara municipal e das paróquias e comités organizadores paroquiais, a todas instalações que irão acolher mais de 100 peregrinos.

Também foram identificadas bolsas de estacionamento para autocarros “que permitirão dar uma resposta célere às necessidades” que venham a ser identificadas durante a JMJ.

De acordo com a autarquia, em articulação com a PSP de Oeiras, já foi também estabelecido e testado o plano de mobilidade/segurança relativa aos eventos que irão decorrer no Passeio Marítimo de Algés, com particular enfoque no evento de dia 6 de agosto.

Considerada o maior acontecimento da Igreja Católica, a JMJ vai realizar-se este ano em Lisboa, entre 1 e 6 de agosto, sendo esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas.

Últimas do País

O cidadão espanhol acusado da morte e desmembramento do cadáver do namorado, num crime ocorrido no bairro da Lapa, em Lisboa, há pouco mais de um ano, foi hoje condenado a 25 anos de prisão.
O Tribunal Judicial de Leiria vai julgar seis homens por alegados crimes de associação criminosa e tráfico de droga agravado, num processo em que foram apreendidos nove milhões de euros de cocaína dissimulada em caixas de banana.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) detetou nos areais da zona do Seixal detritos resultantes de um derrame de combustível, tendo restringido o acesso da população às zonas onde seja visível o poluente na água ou na areia.
Os guardas prisionais têm insistido que a falta de efetivos compromete a segurança dos estabelecimentos prisionais.
Na próxima semana, vai chegar a Lisboa o novo serviço da Uber, 'Women Drivers'. Este vai permitir escolher a possibilidade de viajar só motoristas femininas e também de transportar apenas mulheres.
Cerca de 40 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Tribunal de Contas (TdC) concluiu, numa auditoria aos investimentos na área da Justiça, que as intervenções previstas em novas cadeias e tribunais não estão de acordo com as necessidades previstas na estratégia plurianual.
Uma rede criminosa que se dedicava ao contrabando de tabaco por via aérea proveniente de Angola foi desmantelada na segunda-feira nos distritos de Lisboa e Setúbal e foram constituídos cinco arguidos, segundo a GNR.
O Tribunal de Almodôvar decretou hoje a prisão preventiva do homem suspeito de ter ateado cinco focos de incêndio junto à Estrada Nacional 2 (EN2), entre Castro Verde e Aljustrel, distrito de Beja, revelou fonte policial.
O Ministério Público (MP) acusou 15 arguidos de tráfico de estupefacientes no Bairro do Lagarteiro, no Porto, e em Espinho, foi hoje divulgado.