Dez distritos sob aviso amarelo, duas barras fechadas e cinco condicionadas

Dez distritos do norte e centro do país estão hoje sob aviso amarelo do IPMA devido à previsão de chuva, mas também de vento e agitação marítima, que obrigou ao encerramento e condicionamento de algumas barras.

© D.R

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Santarém estão sob aviso amarelo devido à previsão de “períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada”, até ao final do dia e início da noite.

Para os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, o mesmo alerta estende-se até às 00:00 de segunda-feira.

Além da previsão de chuva, os distritos do litoral, até Leiria, têm o mesmo alerta do IPMA para a previsão de vento forte, com rajadas que podem ir até aos 80 quilómetros por hora, e de agitação marítima, com ondas que podem chegar aos 4,5 metros.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional, devido ao estado do mar, hoje encontram-se fechadas a toda a navegação, as barras de Vila Praia de Âncora e do Portinho da Ericeira, enquanto outras cinco estão condicionadas.

A barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações com comprimento inferior a 11 metros e a de Aveiro está interdita a barcos com comprimento inferior a 15 metros.

Nas barras de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, as embarcações de calado superior a dois metros devem praticar barra apenas no período entre duas horas antes e até duas horas depois da preia-mar.

Relativamente à barra de Esposende, os barcos de calado superior a 0,3 metros devem praticar a barra apenas três horas antes até três horas depois da preia-mar.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

As temperaturas máximas previstas para hoje vão oscilar entre os 14ºC na Guarda e os 25ºC em Beja. As temperaturas mínimas andarão entre os 11ºC, em Viseu e Guarda, e os 23ºC em Setúbal.

Últimas do País

Este ano há menos candidatos ao ensino superior: apenas 49.595, menos 9.046 do que no ano passado, um valor semelhante ao registado em 2018.
Vítima "faleceu esta madrugada, vítima do quadro grave que tinha". Tinha 45 anos de idade.
O fogo com início em Arganil (Coimbra) mobilizava pelas 00:30 de hoje o maior número de meios, com mais de 1.400 operacionais, enquanto o de Castro Daire (Viseu) mantinha no terreno mais de 270 operacionais, segundo a Proteção Civil.
O presidente da Câmara de Seia, Luciano Ribeiro, disse hoje que estão contabilizadas seis casas de segunda habitação destruídas pelos incêndios no concelho, mas a avaliação dos prejuízos prossegue.
As limitações na admissão de utentes na urgência polivalente do hospital de Évora, na especialidade de Medicina Interna, voltaram hoje a ser prolongadas, até segunda-feira, por falta de profissionais de saúde e elevada afluência de doentes.
Cerca de 30% das pessoas sem-abrigo em Portugal são mulheres, muitas vítimas de violência doméstica, que veem a rua como o mal menor, mesmo que isso implique deixar os filhos para trás.
Os incêndios que há várias semanas atingem o país já destruíram 10 casas de primeira habitação na região Centro, cuja reconstrução o Governo se compromete a comparticipar até ao limite máximo de 250 mil euros.
Cinco urgências vão estar encerradas no sábado e quatro no domingo, sendo uma de Pediatria e as restantes de Ginecologia e Obstetrícia, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 11:00 de hoje.
O incêndio que se mantém ativo no concelho da Covilhã obrigou a alargar o apelo de confinamento à localidade de Bouça, informou hoje aquela Câmara do distrito de Castelo Branco.
As temperaturas máximas vão descer entre 02 a 07 graus em Portugal continental no domingo, dia em que há a possibilidade de aguaceiros dispersos nas regiões do centro e sul, disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada.