PJ desmantelou o maior laboratório clandestino de ‘doping’ em Portugal

A PJ deteve duas pessoas e desmantelou, na região de Lisboa, um laboratório clandestino de produção de substâncias dopantes, considerado o maior alguma vez identificado e localizado em Portugal, anunciou hoje aquela polícia.

© Facebook da Polícia Judiciária

Em comunicado, a Polícia Judiciária avança que realizou, na Área Metropolitana de Lisboa, uma operação policial, designada ‘Corpus Insanus’, em que estavam em causa fortes indícios dos crimes de tráfico de substâncias e métodos proibidos, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais relacionados com a produção laboratorial ilícita de anabolizantes.

Durante a operação foram executados 11 mandados de busca, seis dos quais domiciliários e cinco não domiciliários, sendo igualmente cumpridos dois mandados de detenção fora de flagrante delito dos principais suspeitos.

Segundo a PJ, as buscas realizadas permitiram desmantelar um laboratório clandestino de produção, em massa, de substâncias anabolizantes, provavelmente o de maior dimensão até hoje identificado e localizado.

Foram apreendidos vários equipamentos laboratoriais e máquinas industriais para produção dessas substâncias, além de substâncias proibidas com processo de produção finalizado e já embaladas e etiquetadas, que continham cartonagens, blisters, hologramas, bulas, habilitando os produtos dopantes em causa a entrar no mercado, com aparência de produção certificada e produção laboratorial legítima.

A PJ frisa que, durante a operação, foram também apreendidos mais de 250.000 euros em numerário e ativos digitais, designadamente, cripto moeda, bem como quatro viaturas de luxo, avaliadas em cerca de 300.000 euros.

Na operação “Corpus Insanus”, que foi lavada a cabo pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção no âmbito de inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, estiveram envolvidas várias unidades PJ, designadamente a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), Unidade de Perícia Tecnológica e Informática (UPTI), Laboratório de Polícias Cientifica (LPC), Unidade de Perícia Financeira e Contabilística (UPFC) e Direção de Serviços de Gestão Financeira e Patrimonial (DSGFP), num total de cerca de uma centena de investigadores e peritos.

De acordo com a PJ, um dos detidos ficou em prisão preventiva e o outro com a obrigação de apresentações bissemanais às autoridades, depois de terem sido presentes a primeiro interrogatório judicial no Tribunal Central de Instrução Criminal.

Após a realização subsequente da análise e dos competentes exames e perícias à prova agora recolhida, a investigação da PJ vai continuar para “o cabal apuramento da verdade e a sua célere conclusão”.

Últimas do País

Concurso para guardas prisionais preenche apenas 58 das 225 vagas disponíveis, revelando desinteresse crescente pela carreira. Baixos salários e incerteza no recrutamento motiva afastamento de novos profissionais.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) explica que o crime terá ocorrido pelas 22:50, com recurso a um disparo de arma de fogo que atingiu a vítima, um jovem entre os 18 e os 22 anos, na zona superior do peito, relativamente próximo do pescoço.
O movimento de passageiros nos aeroportos portugueses aumentou 5,2% em agosto, face ao mesmo período de 2024, e cresceu 4,9% nos primeiros oito meses do ano, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Uma carruagem de um comboio Intercidades soltou-se durante a viagem entre Lisboa e Faro, esta segunda-feira, devido à rotura do engate. O incidente ocorreu entre Grândola e Canal Caveira, sem provocar feridos, e levou à paragem imediata da composição.
Cerca de 250 suspeitos de crimes informáticos foram detidos este ano em Portugal, anunciou hoje o diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), que criticou a lei dos metadados por considerar que dificulta a investigação na área do cibercrime.
Dois sismos de magnitude 3,0 e 2,9 na escala de Richter foram sentidos hoje na ilha Terceira, no âmbito da crise sismovulcânica em curso, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Duas pessoas morreram hoje na sequência da queda de um andaime numa obra na Rua Professor António Flores, no concelho de Lisboa, disse à agência Lusa fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Nove em cada 10 portugueses consideram que a qualidade dos serviços prestados no Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a deteriorar-se e maioria receia não obter a assistência necessária em caso de doença.
O INEM garantiu hoje estar a "cumprir as orientações", apurando os valores devidos à empresa responsável pelo serviço de helitransporte (GulfMed) enquadrando-os no concurso internacional, depois de o Tribunal de Contas ter considerado nulo o ajuste direto.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) inicia hoje em todo o país a operação 'Bullying' é Para Fracos' dirigida aos alunos do ensino básico e secundário, bem como a professores e encarregados de educação.