Número de veículos em excesso de velocidade caiu 80% com os novos radares

Os veículos em excesso de velocidade diminuíram 80% nas zonas onde há um mês foram instalados novos radares, mas, face ao ano anterior, as infrações duplicaram, segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

©D.R.

 

Desde o dia 01 de setembro, as estradas portuguesas passaram a contar com 37 novos radares, dos quais 12 de controlo da velocidade média.

Num balanço do primeiro mês, as autoridades indicam que não se registaram feridos graves ou mortos na zona de influência dos novos radares e o “número de veículos em excesso de velocidade reduziu 80%, quando comparado com as medições efetuadas antes da entrada em funcionamento”.

Em todo o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO – 61 radares iniciais e 37 novos), durante o mês de setembro, foram fiscalizados pela ANSR quase 20 milhões de veículos, um aumento de 76%, quando comparado com igual período do ano passado, referem as autoridades em comunicado.

No mesmo período, o número de infrações registadas foi de 112.744 e a taxa de infração aumentou de 0,29% para 0,57% entre 2022 e 2023, ou seja, por cada mil veículos fiscalizados, seis foram multados este ano, enquanto no ano passado eram apenas três.

“Os objetivos da ANSR nas zonas de influência dos novos radares, neste período, foram integralmente atingidos, nomeadamente: uma forte diminuição na velocidade de circulação dos veículos, uma forte diminuição dos veículos em excesso de velocidade e uma sinistralidade rodoviária com índice de gravidade de zero, com zero mortos e zero feridos graves”, pode ler-se no comunicado.

Os “novos locais de controlo de velocidade foram selecionados com base em dois critérios fundamentais: a sinistralidade grave e a velocidade, nomeadamente onde o excesso de velocidade se revelou relevante para essa sinistralidade”, recorda a ANSR.

Nestes locais, nos últimos cinco anos, morreram 115 pessoas, representando um quarto das mortes que ocorreram nos 175 locais de concentração de acidentes mortais identificados pela ANSR.

A redução média de velocidade foi mais evidente (95%) nos radares nas Estradas Nacionais 10 (Vila Franca de Xira) e 206 (Fafe) e Benavente (EN119) foi onde se registaram mais excessos de velocidade.

O aumento de infrações deverá baixar, segundo a ANSR, admitindo o efeito dissuasor destes radares,”à medida que o esforço de divulgação e promoção da localização de radares se desenvolve”.

Para tal, “ANSR adotou uma política de total transparência, publicitando e divulgando antecipadamente os locais de instalação dos radares, através da campanha “Os Radares Salvam Vidas” em diferentes meios de comunicação, do site www.radaresavista.pt e da sinalização dos radares, garantindo o conhecimento público da localização de todos os radares SINCRO”, pode ainda ler-se no comunicado.

Últimas do País

O Ministério da Saúde assinou esta semana com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) o protocolo de negociação sobre os novos modelos de organização do trabalho destes profissionais de saúde, anunciou hoje a tutela.
O Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP deteve, na quinta-feira, em Lisboa, um homem de 23 anos, suspeito de exercer "de forma reiterada, violência física e psicológica sobre a sua bisavó, de 83 anos", anunciou hoje aquela polícia.
Mais de 200 operacionais, apoiados por 63 viaturas e 10 meios aéreos, combatem hoje um incêndio que deflagrou próximo Sandomil, no concelho de Seia, distrito da Guarda, de acordo com a Proteção Civil.
Os nove processos disciplinares instaurados pelos serviços prisionais a sete guardas, um chefe e um diretor de Vale de Judeus após a fuga de cinco reclusos foram concluídos com dois arquivamentos, duas suspensões e cinco multas.
Os elevadores históricos da Glória e do Lavra nunca foram fiscalizados pela Autoridade Nacional de Segurança Ferroviária (ANSF), ao contrário dos ascensores da Bica e de Santa Justa, avança o Público na edição de hoje.
A urgência polivalente do hospital de Évora está a limitar a admissão de utentes, desde as 11:00 de hoje e até às 20:00 de segunda-feira, devido à elevada afluência de doentes e redução da equipa clínica.
A Casa de Saúde de Santa Catarina, no Porto, afirmou hoje estar a avaliar os seus protocolos e a averiguar eventuais falhas após ter ocorrido um homicídio esta madrugada dentro das suas instalações.
Uma operação da Polícia Judiciária (PJ) e da Guardia Civil espanhola culminou na apreensão de mais de duas toneladas de cocaína e na detenção de 19 pessoas, anunciou hoje em comunicado a polícia portuguesa.
A PJ anunciou hoje que estão confirmadas as nacionalidades das 16 vítimas mortais do acidente com o Elevador da Glória, esclarecendo que o cidadão alemão dado como morto na quinta-feira está afinal internado no Hospital de São José.
Um homem ficou em prisão preventiva depois de ser detido na quarta-feira em Vilamoura, no Algarve, por suspeitas de pertencer a um grupo internacional que branqueava dinheiro no sistema financeiro português, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).