Sabalenka, Gauff e Swiatek nas meias-finais das WTA Finals em ténis

A bielorrussa Aryna Sabalenka, a norte-americana Coco Gauff e a polaca Iga Swiatek juntaram-se na sexta-feira a Jessica Pegula nas meias-finais das WTA Finals, que reúne as oito melhores tenistas da temporada em Cancún, no México.

© Facebook de Aryna Sabalenka

Sabalenka, líder do ranking, e a cazaque Elena Rybakina retomaram o duelo que havia ficado suspenso na véspera, devido à chuva, e a bielorrussa assegurou a segunda vaga disponível no Grupo Bacalar, ao vencer em três ‘sets’, por 6-2, 3-6 e 6-3.

Após o triunfo em duas horas e 27 minutos, a campeã do Open da Austrália e finalista vencida das WTA Finals em 2022 vai agora defrontar nas meias-finais Iga Swiatek, segunda WTA e detentora de quatro títulos no Grand Sam, num encontro que poderá decidir o estatuto de número um da hierarquia no final da época.

A jovem polaca, de 22 anos, conquistou a terceira vitória no Grupo Chetumal, diante da tunisina Ons Jabeur, pelos parciais de 6-1 e 6-2, e está nas ‘meias’, tendo agora pela frente um desafio que, se vencer, mantém em aberto a possibilidade de recuperar a liderança do ranking, caso conquiste o título.

Se Sabalenka levar a melhor na meia-final, termina o ano como número um.

Já Coco Gauff (terceira WTA), de 19 anos, travou uma dura batalha com a checa Marketa Vondrousova (sétima), campeã de Wimbledon, e, depois de recuperar de uma desvantagem de 5-7 e 5-6, conseguiu levar a melhor em três partidas, por 5-7, 7-6 (7-4) e 6-3, ao cabo de duas horas e 28 minutos.

Graças à sua segunda vitória no Grupo Chetumal, a campeã do Open dos Estados Unidos tornou-se a primeira adolescente a alcançar as meias-finais das WTA Finals desde a dinamarquesa Caroline Wozniacki, em 2009.

A próxima adversária de Coco Gauff será Jessica Pegula, sua parceira de pares e também estreante no lote de finalistas, naquela que será a primeira meia-final das WTA Finals 100% norte-americana desde a reintrodução do sistema de ‘round-robin’, em 2003.

Últimas de Desporto

O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).
O canoísta Rui Lacerda conquistou hoje a medalha de bronze na prova de C1 dos mundiais de maratonas da Croácia, o segundo pódio luso em Metkovic.
Portugal somou hoje a sétima medalha nos Jogos Paralímpicos Paris2024, igualando o resultado de Pequim2008, com Carolina Duarte a arrecadar o bronze nos 400 metros, num dia em a natação conseguiu três finais e a canoagem uma.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) lamentou hoje ter tido uma qualificação e uma corrida sprint duras no Grande Prémio de São Marino de MotoGP, 13.ª ronda do Campeonato do Mundo, que terminou na 15.ª posição.