Mais de metade dos portugueses está interessado nas europeia

A pouco menos de um ano das próximas eleições europeias, 52% dos cidadãos portugueses está interessado em participar e no resultado do sufrágio para escolher a próxima configuração do Parlamento Europeu (PE), anunciou hoje o Eurobarómetro.

© D.R.

De acordo com a recolha estatística feita, houve um aumento de 9% no número de portugueses interessados nas europeias, em comparação com o Eurobarómetro de março deste ano.

Ainda assim, 47% dos inquiridos não estão minimamente interessadas nas eleições que se realizam entre 06 e 09 de junho nos 27 Estados-membros da União Europeia (UE).

Ao nível da UE, 57% dos cidadãos inquiridos estão interessados nas europeias e 43% não querem saber destas eleições.

Dos cidadãos nacionais inquiridos, 62% da população entre os 15 e os 24 anos não está interessadas nas eleições para o PE, em oposição com a faixa etária entre os 25 e os 39 anos, em que 58% quer participar e saber o resultados das europeias.

As percentagens são semelhantes para os cidadãos inquiridos entre os 40 e 54 anos e superior (54% estão interessados).

Olhando para o espetro político, 61% e 60% dos eleitores do centro e de direita, respetivamente, estão interessados nas eleições, e 55% do eleitorado de esquerda em Portugal tem interesse no único sufrágio em simultâneo em todos os países da UE.

Se as eleições ocorressem dentro de uma semana, em Portugal 57% das pessoas inquiridas admite que ia votar, 15% ponderaria e 23% não o faria de todo. Só 5% dos inquiridos optou por não responder.

Neste parâmetro, a discrepância para a percentagem europeia é maior, com 68% dos inquiridos a admitir votar se as eleições fossem na próxima semana, 14% ponderariam e 16% colocariam de lado essa hipótese.

Em Portugal, as faixas etárias entre os 25 e os 39 anos e com mais de 55 são as que admitiriam votar já dentro de uma semana se pudessem.

Contudo, aumentou em 9 ponto percentuais o número de portugueses que querem votar com o intuito de apoiar um partido político (43%), 34% acreditam que é a sua função enquanto cidadãos europeus e têm por hábito votar em todas as eleições.

Este Eurobarómetro foi realizado entre 28 de setembro e 15 de outubro em Portugal e foram inquiridos presencialmente 1.030 cidadãos portugueses (de um total de 26.523 europeus), com idades superiores a 15 anos. O número de portugueses escolhidos para participar no inquérito foi baseado na dimensão populacional de cada Estado-membro.

Últimas do País

O Ministério Público (MP) alertou hoje para uma burla que usa ilicitamente o nome dos supermercados Continente e o respetivo cartão de fidelização, visando obter dados de cartões bancários em troca de uma falsa recompensa por pontos acumulados.
O Serviço de Terapia Celular do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto apelou hoje a que a educação sobre a dádiva de medula óssea se torne uma prioridade nacional e seja integrada no plano de formação escolar.
Representantes dos funcionários técnicos, administrativos e de gestão da Universidade de Évora (UÉ) iniciam, esta sexta-feira, reuniões com grupos parlamentares para apresentar as suas discordâncias sobre a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES).
Um homem detido por suspeitas de violência doméstica, em Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança, foi ouvido em tribunal que decretou a proibição de se aproximar da vítima, controlado por pulseira eletrónica, revelou hoje a GNR.
A ministra da Justiça vai estar hoje no Parlamento para discutir com os partidos o anteprojeto da lei da perda alargada de bens, aprovado em Conselho de Ministros em abril.
O número de crianças e jovens em risco retiradas à família baixou para 6.349 em 2024, menos 97 comparativamente ao ano anterior, revelam dados hoje divulgados pelo Governo, segundo os quais o acolhimento familiar aumentou 37%.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje a operação “Escola Segura” 2025/2026 para assinalar o regresso às aulas com um conjunto de ações de sensibilização dirigidas aos alunos, professores e encarregados de educação.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) registou, durante o ano letivo 2024/2025, 130 situações de ‘bullying’ e 21 de ‘cyberbullying’ nas escolas, registando menos casos face ao ano anterior.
A circulação nas quatro linhas do Metropolitano de Lisboa (ML) foi reiniciada às 10h30 desta quinta-feira, após a greve parcial dos trabalhadores, segundo informação disponível no 'site' da empresa.
Mais de um milhão de alunos começam hoje a regressar às aulas para um ano letivo que arranca ainda sem todos os professores colocados nem mediadores culturais contratados.