Messe da Base Naval de Lisboa encerrada provisoriamente devido a falta de limpeza

A messe da Base Naval de Lisboa foi encerrada provisoriamente pela Marinha depois de terem sido detetados “níveis de limpeza e higienização abaixo do padrão” que estão a ser resolvidos, disse à Lusa fonte do ramo.

© Facebook da Marinha Portuguesa

De acordo com fonte oficial da Marinha, a inspeção ao espaço que se destina a servir refeições a militares tinha como objetivo uma “eventual deteção de irregularidades administrativas” mas acabou por se verificar que “os níveis de limpeza e higienização estavam abaixo do padrão”.

Nesse sentido, o chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Henrique Gouveia e Melo, decretou o encerramento provisório da messe de forma a realizar uma “limpeza profunda” e “pequenas obras e arranjos”.

Esta messe, segundo a mesma fonte, servia entre 700 a mil refeições diárias, que agora estão a ser feitas ou a bordo dos navios ou noutras unidades daquela base.

Imagens às quais a Lusa teve acesso, referidas como sendo desta messe, mostram bolor acumulado no teto e nas paredes do edifício e alguns danos estruturais.

Últimas do País

Um homem de 73 anos morreu ao cair de um telhado na Ortigosa, concelho de Leiria, na quinta-feira à tarde, revelaram hoje à agência Lusa várias fontes.
Mais de 50 pessoas de várias famílias de Santarém permanecem hoje de manhã no centro de acolhimento estabelecido desde quinta-feira pelas autoridades num pavilhão desportivo da cidade, devido às cheias, disse à Lusa a vereadora do Desenvolvimento Social.
A enchente do rio Sado junto a Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, conta com cerca de 100 operacionais no terreno, entre bombeiros, GNR e funcionários municipais, além de cortes de energia elétrica pontuais para prevenir danos.
A Proteção Civil alertou hoje para o risco agravado de inundações e cheias, na sexta-feira e no sábado, devido à subida dos caudais da maioria dos rios e às descargas de barragens espanholas.
O Supremo Tribunal de Justiça condenou um antigo juiz do Tribunal de Contas por crimes sexuais contra menores, num caso que expõe uma queda abrupta de quem ocupou cargos de elevada responsabilidade no sistema judicial português.
A Proteção Civil registou 5.793 ocorrências relacionadas com cheias entre 01 de fevereiro e as 12:00 de hoje, indicou o comandante nacional do organismo.
Dez distritos de Portugal continental, a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão hoje sob aviso laranja - o segundo mais grave - por causa da agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Um total de 1.307 estrangeiros foram detidos em 2025, a maioria por permanência irregular em território nacional, anunciou esta quinta-feira a Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF) da PSP, num balanço anual.
A Proteção Civil ativou esta quinta-feira o alerta vermelho para a bacia do Tejo devido à subida abrupta do caudal, provocada pelas descargas das barragens, o que coloca em risco zonas ribeirinhas e impõe medidas preventivas no distrito de Santarém.
Várias zonas estão esta quinta-feira inundadas na cidade e zonas rurais de Leiria, e o foco "está nas cheias" depois de o concelho ter sido gravemente afetado pela depressão Kristin, revelou o vereador Luís Lopes.