ULS da Lezíria regista “aumento significativo” de cancro da mama em mulheres com menos de 40 anos

A Unidade de Patologia Mamária da Unidade Local de Saúde da Lezíria registou 200 novos casos de cancro de mama em 2023, com um aumento de diagnósticos em mulheres com menos de 40 anos, foi hoje divulgado.

© D.R.

 

“O aumento significativo do número de casos de cancro de mama em mulheres com menos de 40 anos é notável, especialmente se se tiver em consideração que muitas delas apresentam alterações genéticas”, refere a Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria, em comunicado.

Na nota, a ULS revela ainda que em 2023 foram realizadas 215 cirurgias para o tratamento do cancro da mama e mais de 500 primeiras consultas.

Citada na nota, a coordenadora da Unidade de Patologia Mamária, Madalena Nogueira, indica que no ano passado 60% das cirurgias realizadas ao cancro da mama foram conservadoras, sendo que o objetivo para 2024 é atingir os 70%.

Para breve, a unidade prevê a implementação de dispositivos com tecnologia radar que irão permitir “a localização de tumores não palpáveis e a marcação dos gânglios axilares”, lê-se na nota de imprensa.

No âmbito do tratamento de patologias mamárias, a ULS da Lezíria destaca o serviço de radiologia, radioterapia e quimioterapia que proporcionam “comodidade às utentes” e o “acesso a cuidados de saúde de excelência”.

Madalena Nogueira salienta ainda que a criação da ULS da Lezíria, que entrou em funcionamento em fevereiro, irá promover uma articulação “mais estreita entre os médicos de família e a Unidade [de Patologia mamária], facilitando o encaminhamento dos casos suspeitos”.

A Unidade de Patologia Mamária tem como missão a prevenção, o diagnóstico e tratamento da patologia mamária e recebeu, em 2022, um certificado da “Breast Centres Network”, uma rede internacional de centros clínicos dedicados exclusivamente ao diagnóstico e ao tratamento do cancro da mama.

A ULS da Lezíria presta cuidados de saúde primários, diferenciados e continuados, e a sua área de influência abrange os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

Últimas do País

A PSP deteve no domingo 53 pessoas por crimes rodoviários, 40 das quais por embriaguez e 13 por falta de habilitação legal para conduzir, numa operação nacional de prevenção e fiscalização rodoviária no fim de férias.
A Marinha portuguesa vai voltar a organizar o maior exercício internacional de robótica e veículos não tripulados, o REPMUS, entre os dias 08 e 26 de setembro, no distrito de Setúbal, e conta receber mais de dois mil participantes.
Os autarcas da região das Beiras e Serra da Estrela e de Dão-Lafões afirmaram ontem esperar celeridade na concretização dos projetos de estabilização das encostas ardidas e na proteção das linhas de água das cinzas deixadas pelos fogos.
As ovelhas estão a salvo na Queijaria do Paul, no concelho da Covilhã, mas a maioria dos 100 hectares de pasto arderam com o fogo. Num setor difícil, olha-se com desconfiança para o futuro e procura-se continuar a resistir.
Os tribunais voltam a funcionar em pleno, depois de um mês e meio de férias judiciais, com a continuação e início de julgamentos mediáticos como o caso BES, Operação Marquês e a morte de Odair Moniz.
Quatro serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e três no domingo, de acordo com o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 14h00 de hoje.
Um casal de ourives que seguia hoje para a Feira de Santana em Leça do Balio, em Matosinhos, foi emboscado no caminho por indivíduos armados, revelou à Lusa fonte da PSP.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 306 pessoas no primeiro semestre deste ano por suspeita de violência doméstica, período em que foram constituídos 3.404 arguidos pelo mesmo crime, anunciou hoje aquela força de segurança.
O incêndio em Vinhais, distrito de Bragança, já está com "grande parte do perímetro controlado", disse hoje à Lusa o comandante sub-regional de Trás-os-Montes da Proteção Civil.
Um homem de 66 anos foi detido por suspeita do crime de violência doméstica cometido na quarta-feira contra a sua mulher, na residência do casal, numa freguesia do concelho de Aveiro, informou hoje a PSP.