Detidos dois homens ligados a fraude transnacional de centenas de milhares de euros

Dois homens suspeitos de pertencerem a um grupo organizado transnacional ligado à prática dos crimes de falsificação de documentos, burlas qualificadas e branqueamento de capitais foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ), informou hoje esta polícia.

© Facebook da PJ

 

A investigação da PJ permitiu concluir que o dinheiro obtido através desta prática ilícita – conhecida como “CEO Fraud” e que movimentou centenas de milhares de euros – tinha proveniência em bancos da Alemanha. Foi, ainda, possível aferir que várias empresas alemãs foram burladas.

Segundo os investigadores, o dinheiro acabou transferido para contas nacionais, especificamente criadas para rececionar estes fundos que, mal entravam em Portugal, eram imediatamente dissipados para outras contas bancárias e utilizados para aquisição de artigos de luxo.

Os detidos, um com nacionalidade portuguesa e outro com nacionalidade estrangeira, de 28 e 56 anos, serão submetidos a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

A PJ esclarece que as campanhas de “CEO Fraud” caracterizam-se, essencialmente, pelo envio de ‘emails’ ou mensagens de texto em que um agente malicioso, fazendo-se passar por uma entidade relacionada de alguma forma com a organização alvo, faz pedidos de natureza financeira a colaboradores dessa mesma organização, podendo conduzir estes a realizar transferências bancárias para contas associadas ao atacante.

Nalguns casos são apresentados ficheiros comprovativos, maioritariamente documentos forjados, de alteração de contas bancárias, adianta a PJ.

A investigação deste caso esteve a cargo da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da PJ.

Últimas do País

Os municípios defendem uma nova carta de perigosidade de incêndio rural, um novo estatuto dos sapadores e a vigilância das florestas pelo Exército nos períodos críticos de fogos, segundo documento da ANMP a que a Lusa teve hoje acesso.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) apresentou uma queixa ao Provedor de Justiça sobre a situação atual no Serviço Nacional de Saúde em que o funcionamento das urgências está a ter “graves prejuízos” para os bombeiros e população.
O Sindicato dos Técnicos da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (SinDGRSP) defendeu hoje que os arguidos reclusos passem a ser ouvidos por videoconferência nos julgamentos, evitando as deslocações aos tribunais.
O relatório de averiguação da fuga de cinco reclusos da cadeia de Vale de Judeus, ocorrida em 07 de setembro, foi entregue hoje à ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, revelou à Lusa fonte oficial do Ministério da Justiça.
As câmaras querem encurtar o tempo e reduzir a burocracia nos processos de posse administrativa dos terrenos privados de mato e de floresta que estão ao abandono para os limpar e, assim, evitar incêndios florestais, defendeu hoje a ANMP.
Cerca de cem professores estão concentrados junto ao Ministério da Educação para exigir o alargamento do apoio financeiro a todos os docentes colocados longe de casa, como Catarina ou Filipe, que hoje participam no protesto.
Portugal registou menos 430 nascimentos nos primeiros nove meses do ano face ao período homólogo de 2023, segundo dados relativos ao “teste do pezinho”, que analisaram 63.237 recém-nascidos, invertendo a tendência dos últimos dois anos.
O tribunal rejeitou hoje o pedido da defesa de Ricardo Salgado no julgamento do processo BES/GES para impedir a reprodução das declarações do ex-banqueiro num interrogatório efetuado em 2015, considerando “improcedentes as nulidades e irregularidades” invocadas.
Três homens foram detidos hoje por suspeita de participação em crimes de furto, viciação e desmantelamento de veículos automóveis, nos distritos do Porto, Lisboa, Braga, Viana do Castelo, Coimbra e Santarém, revelou hoje a PSP.
O risco de pobreza ou exclusão social afeta já uma em cada cinco pessoas em Portugal, alertou hoje a Rede Europeia Anti-Pobreza (REAP), ao lançar uma campanha de sensibilização para um fenómeno que está a agravar-se.