João Cancelo alerta para o jogo “físico e agressivo” da República Checa

O lateral João Cancelo alertou hoje para o jogo físico e agressivo da República Checa, que será na terça-feira o adversário de Portugal na estreia na fase final do Euro2024 de futebol, a decorrer na Alemanha.

© Facebook da Seleção Nacional

“Há pouco tempos jogámos contra a República Checa. São uma equipa muito física e têm jogadores de qualidade. Ainda agora estava a ver o jogo entre os Países Baixos e a Polónia (1-2) e mostra que este Europeu não vai ter jogos fáceis. Temos de entrar com garra e determinação para ganharmos”, afirmou João Cancelo.

O jogador de 30 anos falava aos jornalistas em conferência de imprensa em Marienfeld, antes de mais um treino da seleção nacional no seu centro de estágios para o Europeu.

“Espero uma República Checa muito agressiva. São jogadores muito altos, muito físicos e agressivos. Temos de estar muito organizados na perda da bola. Se possível, vamos tentar marcar um golo cedo para tranquilizar mais o nosso jogo”, referiu.

Questionado sobre se a atual geração da seleção nacional é a melhor de sempre do futebol português, o lateral formado no Benfica reconheceu a qualidade da equipa que vai disputar o Euro2024, mas também lembrou feitos do passado.

Há aqui muita qualidade, mas as gerações anteriores, como a do Euro2004 também tinha qualidade. Eu era miúdo e lembro-me absolutamente dessa equipa. Tinha jogadores fenomenais. Chegaram à final do Europeu. E também temos a geração de 2016, que ganhou o Europeu e que ficou na história de Portugal. Temos de ir passo a passo para também ficarmos na história. Espero que isso aconteça”, confessou.

Portugal estreia-se na terça-feira no Euro2024 com duelo frente à República Checa, em Leipzig, numa partida agendada para as 21:00 locais (20:00 em Lisboa) e que terá arbitragem do italiano Marco Guida.

No Euro2024, além dos checos, Portugal defronta ainda no Grupo F a Turquia (no sábado, em Dortmund) e a Geórgia (no dia 26, em Gelsenkirchen).

Últimas de Desporto

O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).
O canoísta Rui Lacerda conquistou hoje a medalha de bronze na prova de C1 dos mundiais de maratonas da Croácia, o segundo pódio luso em Metkovic.
Portugal somou hoje a sétima medalha nos Jogos Paralímpicos Paris2024, igualando o resultado de Pequim2008, com Carolina Duarte a arrecadar o bronze nos 400 metros, num dia em a natação conseguiu três finais e a canoagem uma.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) lamentou hoje ter tido uma qualificação e uma corrida sprint duras no Grande Prémio de São Marino de MotoGP, 13.ª ronda do Campeonato do Mundo, que terminou na 15.ª posição.
O português Miguel Monteiro sagrou-se hoje campeão paralímpico do lançamento do peso F40 nos Jogos Paris2024, com um lançamento a 11,21 metros, marca que constitui novo recorde da competição.
O canoísta português Messias Baptista sagrou-se hoje campeão do mundo em K1 200 metros, arrecadando a segunda medalha de ouro para Portugal nos Mundiais que decorrem em Samarcanda, no Uzbequistão.
O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) terminou hoje a quarta etapa da Volta a Espanha em terceiro lugar, que lhe permite subir à segunda posição da classificação geral, agora liderada por Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), vencedor da tirada.
A portuguesa Mafalda Lopes conquistou hoje o Lacanau Pro, etapa francesa do circuito mundial de qualificação de surf, conseguindo a sua segunda vitória internacional, a primeira fora de Portugal.