João Cancelo alerta para o jogo “físico e agressivo” da República Checa

O lateral João Cancelo alertou hoje para o jogo físico e agressivo da República Checa, que será na terça-feira o adversário de Portugal na estreia na fase final do Euro2024 de futebol, a decorrer na Alemanha.

© Facebook da Seleção Nacional

“Há pouco tempos jogámos contra a República Checa. São uma equipa muito física e têm jogadores de qualidade. Ainda agora estava a ver o jogo entre os Países Baixos e a Polónia (1-2) e mostra que este Europeu não vai ter jogos fáceis. Temos de entrar com garra e determinação para ganharmos”, afirmou João Cancelo.

O jogador de 30 anos falava aos jornalistas em conferência de imprensa em Marienfeld, antes de mais um treino da seleção nacional no seu centro de estágios para o Europeu.

“Espero uma República Checa muito agressiva. São jogadores muito altos, muito físicos e agressivos. Temos de estar muito organizados na perda da bola. Se possível, vamos tentar marcar um golo cedo para tranquilizar mais o nosso jogo”, referiu.

Questionado sobre se a atual geração da seleção nacional é a melhor de sempre do futebol português, o lateral formado no Benfica reconheceu a qualidade da equipa que vai disputar o Euro2024, mas também lembrou feitos do passado.

Há aqui muita qualidade, mas as gerações anteriores, como a do Euro2004 também tinha qualidade. Eu era miúdo e lembro-me absolutamente dessa equipa. Tinha jogadores fenomenais. Chegaram à final do Europeu. E também temos a geração de 2016, que ganhou o Europeu e que ficou na história de Portugal. Temos de ir passo a passo para também ficarmos na história. Espero que isso aconteça”, confessou.

Portugal estreia-se na terça-feira no Euro2024 com duelo frente à República Checa, em Leipzig, numa partida agendada para as 21:00 locais (20:00 em Lisboa) e que terá arbitragem do italiano Marco Guida.

No Euro2024, além dos checos, Portugal defronta ainda no Grupo F a Turquia (no sábado, em Dortmund) e a Geórgia (no dia 26, em Gelsenkirchen).

Últimas de Desporto

O piloto britânico Lando Norris (McLaren) venceu hoje o Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1, prova de abertura do Campeonato do Mundo, e é o primeiro líder do Mundial de Pilotos.
O jornalista Francisco Alves Rito, líder da lista A, foi eleito na sexta-feira presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2025-2028, com um total de 755 votos.
Nuno Borges e Francisco Cabral colocaram hoje Portugal em vantagem sobre o Mónaco (2-1), ao vencerem o encontro de pares frente a Hugo Nys e Romain Arneodo na eliminatória de manutenção do Grupo Mundial 1 da Taça Davis.
Portugal terminou hoje em quarto lugar o Campeonato do Mundo de andebol, depois ser derrotado pela França, por 35-34, no jogo de atribuição da medalha de bronze, que decorreu em Oslo.
O envolvimento de Portugal na organização do Mundial2030 de futebol, juntamente com Espanha e Marrocos, vai gerar uma receita fiscal próxima de 400 milhões de euros (ME), segundo um estudo da consultora PwC.
Pedro Proença vai concorrer à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nas eleições de fevereiro de 2025, anunciou hoje o líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Associação de Ligas Europeias.
A portuguesa Patrícia Sampaio, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, terminou hoje a competição de -78 kg na terceira posição, ao vencer no combate pela medalha a japonesa Shori Hamada, por ippon.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.