Federação dá prémio de campeã à pugilista eliminada por Khelif em Paris2024

A Federação Internacional de Boxe (IBA) vai premiar financeiramente a pugilista Angela Carini, depois de a italiana ter sido eliminada pela argelina Imane Khelif na categoria de -66 kg do torneio olímpico feminino de Paris2024, anunciou o organismo.

© Paris 2024 Olympics

“A Federação Internacional de Boxe vai entregar a Angela Carini, que abandonou o combate contra a argelina Imane Khelif nos Jogos Paris2024 após 46 segundos do primeiro ‘round’, um prémio financeiro equivalente ao que é entregue a um campeão olímpica”, informou o presidente da IBA, o russo Umar Kremlev.

A IBA oferece um prémio de 100 mil dólares (cerca de 91 mil euros) ao vencedor de uma medalha de ouro, a ser distribuído pelo pugilista (50 mil dólares), pela federação do respetivo país (25 mil) e pelo treinador do atleta (25 mil).

Carini abandonou o combate aos 46 segundos, após ser atingida no nariz, sendo eliminada nos quartos de final por Imane Khelif, uma das duas pugilistas no centro da controvérsia sobre o género no torneio olímpico de boxe.

“Não consegui ver as lágrimas dela. Não fico indiferente a estas situações e asseguro que iremos proteger e apoiar todos os pugilistas. Não consigo compreender por que estão a matar o boxe feminino. Apenas as atletas elegíveis deveriam competir no ringue, de forma a salvaguardar a segurança de todos”, reagiu Umar Kremlev.

Da mesma forma, Kremlev garantiu que o organismo vai apoiar a uzbeque Sitora Turdibekova, que na sexta-feira perdeu em -57 kg com a taiwanesa Lin Yu-ting, outra pugilista considerada inelegível pela IBA e que foi privada da medalha de bronze nos Mundiais de 2023 por “não cumprir os padrões de elegibilidade, com base nos resultados dos testes bioquímicos”, segundo indicava o Comité Olímpico Internacional (COI).

A IBA rejeitou ter realizado testes com o objetivo de medir os níveis de testosterona das pugilistas, mas não revelou em que se baseou para excluir dos Mundiais Khelif e Yu-ting, a qual, no mesmo ano, foi autorizada a competir nos Jogos Asiáticos e conquistou a medalha de ouro na categoria de -57 kg.

“São mulheres, que praticam o seu desporto. Está estabelecido, neste caso, que são mulheres”, reforçou na terça-feira o porta-voz do COI, Mark Adams, assinalando que Yu-ting já está a disputar pela segunda vez os Jogos Olímpicos, depois de ter sido eliminada na primeira ronda em Tóquio2020.

A questão de género está a provocar um braço de ferro entre o COI e a IBA, que pode comprometer mesmo a manutenção dos torneios olímpicos de boxe nos moldes atuais, mas Yu-ting e Khelif parecem contar com o respaldo do organismo liderado pelo alemão Thomas Bach.

A argelina foi particularmente visada na sequência da desistência de Carini, após menos de um minuto de combate, com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, a argumentar que as atletas “não estavam em pé de igualdade” e Donald Trump, candidato republicano às presidenciais dos Estados Unidos, a escrever na rede social X que manterá “os homens fora dos desportos femininos”.

Últimas de Desporto

O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).
O canoísta Rui Lacerda conquistou hoje a medalha de bronze na prova de C1 dos mundiais de maratonas da Croácia, o segundo pódio luso em Metkovic.
Portugal somou hoje a sétima medalha nos Jogos Paralímpicos Paris2024, igualando o resultado de Pequim2008, com Carolina Duarte a arrecadar o bronze nos 400 metros, num dia em a natação conseguiu três finais e a canoagem uma.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) lamentou hoje ter tido uma qualificação e uma corrida sprint duras no Grande Prémio de São Marino de MotoGP, 13.ª ronda do Campeonato do Mundo, que terminou na 15.ª posição.
O português Miguel Monteiro sagrou-se hoje campeão paralímpico do lançamento do peso F40 nos Jogos Paris2024, com um lançamento a 11,21 metros, marca que constitui novo recorde da competição.