Homem que atacou duas jovens em Portalegre já tinha assassinado um casal e violado uma mulher

O ex-militar espanhol Manuel Martínez Quintas, conhecido no país vizinho como 'El Quintas', de 74 anos, que tentou violar e matar duas raparigas próximo da Albufeira da Barragem da Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide, já era conhecido pelas autoridades por ter assassinado um casal em 1983 e por ter violado uma mulher em 1997.

© D.R.

‘Manolo’ já tinha sido condenado a 76 anos de prisão pelo assassinato de um casal de estudantes, de 18 e 19 anos, mas cumpriu apenas 13 anos por bom comportamento, sendo libertado em 1996.

Pouco tempo após sair em liberdade, ameaçou uma mulher que estava a apanhar sol junto ao rio, com recurso a uma arma de fogo e uma faca, prosseguindo a violar a vítima múltiplas vezes durante três horas.

Após ser novamente condenado, cumpriu 20 anos da pena, dos 27 que lhe tinham sido atribuídos, e foi libertado em 2017 sendo que então atravessou a fronteira e instalou-se na Barragem da Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide, numa auto-caravana, uma vez que lhe foi aplicada uma medida restritiva que o impedia de regressar a Zamora durante cinco anos.

Na terça-feira passada, duas jovens, de 17 e 22 anos, foram atacadas junto à barragem onde o homem vivia.

Segundo informou à agência Lusa o porta-voz da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, Ilídio Pinto Cardoso, as vítimas foram transportadas para o Hospital de Portalegre e, posteriormente, após serem estabilizadas, transferidas de urgência para o Hospital de São José.

“A jovem de 17 anos foi para a cirurgia plástica e a de 22 foi para a ortopedia”, afirmou.

Últimas do País

O Ministério Público (MP) pediu hoje uma pena de prisão de 12 anos para o homem acusado pelo homicídio do senhorio em Albufeira, no Algarve, em 2024, argumentando a defesa que a morte foi acidental.
Os seis detidos em Espanha numa operação de combate ao tráfico de pessoas foram extraditados para Portugal em agosto, tendo três deles sido colocados em prisão preventiva e um em prisão domiciliária, adiantou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
A gripe das aves foi detetada numa exploração de patos de engorda, em Benavente, distrito de Santarém, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), precisando que os animais foram abatidos.
O Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) enfrenta uma grave falta de recursos humanos, denunciada pelos sindicatos ao Correio da Manhã.
O líder de uma rede internacional de tráfico de droga recebia uma pensão da Segurança Social, apesar de viver com um património avaliado em cerca de 250 mil euros. A revelação foi feita pelo Executive Digest.
Pelo menos 16 pessoas ficaram esta quarta-feira desalojadas devido à queda da fachada lateral de um prédio antigo vizinho, na freguesia de São Vicente, em Lisboa, segundo os Sapadores Bombeiros.
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) vai dispor de 20,53 milhões de euros até 2028 para contratar serviços de mediação sociocultural, segundo resolução do Conselho de Ministros publicada hoje em Diário da República.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) alertou hoje para a falta de reconhecimento das equipas de cuidados paliativos ao domicílio, alegando que enfrentam condições de trabalho indignas e desigualdade perante outros profissionais de saúde.
O procurador-geral da República não se comprometeu hoje com uma data de conclusão da averiguação preventiva à empresa familiar do primeiro-ministro, a Spinumviva, e disse estar a avaliar “os meios necessários” para a terminar.
O ministro da Educação admitiu hoje que o ano letivo poderá arrancar com falta de professores nas escolas, mas disse acreditar num regresso às aulas com a "máxima normalidade" e que as escolas consigam suprimir falhas.