Em comunicado, o Comando Regional da Polícia de Segurança Pública (PSP) dos Açores refere que a operação de combate ao tráfico de droga ocorreu na segunda-feira, na vila de Água de Pau, no concelho de Lagoa, na ilha de São Miguel, após uma investigação que foi realizada ao longo dos últimos 18 meses.
De acordo com a PSP, em causa está uma alegada rede de tráfico de droga sintética, presumivelmente liderada por “um casal, de ambos os sexos, de 26 e de 36 anos”.
Os restantes elementos da rede, muitos deles com antecedentes criminais, estão “fortemente indiciadas de receber e vender droga do casal”, indica a PSP, acrescentando que a rede operava em várias freguesias do concelho de Lagoa, mas com “indícios de expansão para os concelhos de Vila Franca do Campo e de Ponta Delgada”, em São Miguel.
A operação policial realizada na segunda-feira contou com “mais de 40 polícias de várias áreas policiais”, nomeadamente de Investigação Criminal, Grupo Operacional Cinotécnico, Equipas de Intervenção Rápida e de patrulha, tendo sido intercetados e detidos em flagrante delito três suspeitos.
A PSP informa também que foram apreendidas 680 doses de droga sintética, várias centenas de euros, munições de diversos calibres, dois veículos automóveis, vários objetos de luxo e outros bens correlacionados com o tráfico de droga, estando os bens avaliados em “mais de 12.500 euros”.
Após primeiro interrogatório judicial, o principal arguido, “com antecedentes criminais e reincidente neste crime”, ficou com a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.
Ainda de acordo com a PSP, aos outros dois arguidos detidos, “foi-lhes aplicada a medida de Termo de Identidade e Residência, apresentações periódicas e proibição de contactos com consumidores de drogas”.