Técnica da Segurança Social acusada de desviar milhares em subsídios de desemprego para migrantes

O Ministério Público (MP) acusou uma técnica do Instituto da Segurança Social (ISS) de desviar, entre 2016 e 2018, na zona Norte do país, quase 28 mil euros relativos a prestações de subsídio de desemprego para trabalhadores migrantes.

©️ Instituto da Segurança Social

Em nota publicada na página da Internet, a Procuradoria-Geral Distrital do Porto (PGDP) refere que o MP “considerou fortemente indiciado” que a arguida, naqueles dois anos, “enquanto funcionária no Núcleo de Prestações de Desemprego, num Centro Distrital do Norte, apropriou-se de um total” de 27.775 euros.

Os quase 28 mil euros “pertenceriam a dois beneficiários requerentes de subsídio de desemprego para trabalhadores migrantes, o que fez através da adulteração dos dados de pagamento associados àqueles beneficiários, conseguindo, por via disso, desviar para a sua conta bancária ou de terceiro as transferências programadas e, ainda, quando o pagamento se processou em cheque, os dados do destinatário”, explica a PGDP.

O MP requereu também na acusação, deduzida em 06 de novembro pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional do Porto, a condenação da arguida ao pagamento ao Estado do valor em causa.

A assistente técnica do ISS está acusada de um crime de burla tributária.

Últimas do País

O Presidente da República considerou hoje que é fundamental resolver o problema do estatuto dos bombeiros sapadores, mas criticou o uso de tochas e petardos e a queima de pneus nas suas manifestações.
O Conselho Superior da Magistratura (CSM) deliberou hoje ser “intempestiva a intervenção do Conselho” relativa à queixa sobre o alegado uso de inteligência artificial num acórdão da Relação de Lisboa, mas considerou urgente uma reforma legislativa sobre a matéria.
A Polícia Judiciária deteve, no norte do país, um homem procurado pelas autoridades da Argentina por suspeita de abuso sexual, durante dois anos, de uma menor com quem vivia, anunciou hoje aquela autoridade judicial.
A Polícia Judiciária (PJ), em cooperação internacional com o Corpo Nacional de Polícia de Espanha, deteve um cidadão estrangeiro, na zona norte do país, por alegado envolvimento em criminalidade altamente organizada, foi hoje anunciado.
Os alunos do 8.º ano das escolas portuguesas estão pior a Matemática e a Ciências, segundo um estudo internacional que mostra que a maioria dos jovens não gosta de aprender Matemática, o que prejudica os seus resultados académicos.
As associações socioprofissionais representativas de oficiais, sargentos e praças defenderam hoje que as medidas do Governo para inverter o ciclo de redução de efetivos são "paliativos" e que a realidade é diferente dos "discursos" do minsitro da Defesa.
O presidente do Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC) revelou hoje que, no primeiro semestre de 2024, 80% das 277 comunicações judiciais feitas pela agência foram arquivadas, sendo mais de metade dessas comunicações relacionadas com autarquias.
Representantes dos diretores escolares, do público e privado, defenderam hoje a preservação da autonomia das escolas para decidir sobre a utilização dos telemóveis, um tema que preocupa várias associações, mas sem consenso sobre a melhor resposta.
A PSP vai comunicar ao Ministério Público o protesto de hoje dos bombeiros sapadores junto à sede do Governo, em Lisboa, por não ter sido comunicada às autoridades e por utilização ilegal de petardos, anunciou aquela polícia.
O Governo suspendeu a reunião negocial com representantes dos bombeiros sapadores agendada para hoje, por considerar não estarem reunidas condições de segurança devido à manifestação em curso no exterior.