Ministério Público acusa grupo que operava para transformar pasta de cocaína

O Ministério Público (MP) acusou cinco homens de pertencerem a uma alegada organização criminosa dedicada à transformação em laboratório de pasta de cocaína, no concelho de Guimarães, distrito de Braga, anunciou hoje a Procuradoria-Geral Distrital do Porto (PGDP).

© Folha Nacional

Em nota publicada na página da Internet, a PGDP refere que o MP no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Braga (Vila Nova de Famalicão, 1.ª secção) deduziu acusação contra cinco arguidos imputando a todos um crime de associação criminosa e outro de tráfico de estupefacientes agravado.

O MP sustenta que pelo menos desde agosto de 2023 até 10 de novembro de 2023, os arguidos, “com a colaboração de diversos outros indivíduos, numa estrutura organizada, tendo por fim o tráfico de estupefacientes, assente na transformação laboratorial de pasta de cocaína em cloridrato, colocaram quantidades elevadas de produto estupefaciente no mercado”.

“Indiciou o MP que os arguidos contavam com a colaboração de diversos indivíduos estrangeiros, que transportavam pasta de coca, e outros indivíduos que possuíam capacidade financeira e conhecimentos técnicos para a atividade de produção e/ou transformação de pasta de cocaína em cloridrato (forma final em que este produto estupefaciente é vendido aos consumidores)”, refere a PGDP.

Segundo o MP, a atuação desta organização visava a introdução em Portugal de pasta de cocaína, vinda do Brasil.

Dois dos arguidos estão também acusados de falsificação de documento e um outro de detenção de arma proibida.

Últimas do País

Operacionais da Autoridade Marítima Nacional (AMN) e da Marinha entraram hoje a bordo de um navio mercante ao largo do Algarve, por ter sido detetada a presença de elementos estranhos à tripulação, anunciaram aquelas entidades.
A nova linha nacional para a prevenção do suicídio, que entra em funcionamento na próxima semana, terá o número próprio 1411 e será assegurada por psicólogos e enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiatria.
Mais de 17 mil jovens candidataram-se à segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, que terminou na quarta-feira, menos 2.696 inscritos do que no ano passado.
A urgência geral do hospital de Beja está com constrangimentos, desde as 08h00 de hoje e até às 08h00 de sexta-feira, e aceita apenas doentes referenciados pelo INEM, outros médicos ou Linha SNS24.
Um navio mercante foi atacado por homens armados na madrugada desta quinta-feira, ao largo da costa algarvia, avança o jornal Correio da Manhã.
A Proteção Civil de Lisboa corrigiu hoje o número de vítimas mortais do descarrilamento do elevador da Glória, que é afinal de 16 e não de 17, como divulgado esta manhã.
A violência psicológica e emocional representa quase 78% dos casos de violência doméstica contra adultos mais velhos, sendo as vítimas maioritariamente mulheres e os supostos agressores filhos, noras ou genros, conclui um estudo hoje divulgado.
Nos primeiros seis meses do ano, em média, 17 pessoas praticaram o crime de furto por carteirista por dia, segundo os dados divulgados hoje pela Polícia de Segurança Pública (PSP), que registou mais de três mil ocorrências.
Um vigilante do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) da Amadora foi esfaqueado esta quarta-feira por um formando daquela instituição.
O concurso público lançado pela Carris para a manutenção do Elevador da Glória foi cancelado em agosto, depois de todas as propostas apresentadas terem ficado acima do preço-base estipulado, revelou o jornal ECO.