Avalanches na Indonésia devido a chuvas fazem pelo menos 25 mortos

Pelo menos 25 pessoas morreram e outras 17 ficaram feridas na Indonésia devido a várias avalanches ocorridas nas últimas horas em Bali e Java, devido a fortes chuvas, que começaram no domingo.

© D.R.

No caso de Java, onde vivem mais de 150 milhões de pessoas, os deslizamentos de terra ocorreram em três locais diferentes e mataram 16 pessoas, enquanto outras 10 sofreram ferimentos de intensidade variável e onze estão ainda desaparecidas, segundo a Agência Nacional de Busca e Salvamento (Basarnas).

Os relatórios preliminares não fornecem pormenores sobre estas vítimas.

Entretanto, avalanches na ilha turística de Bali ocorreram em dois momentos – entre domingo e segunda-feira – e fizeram nove mortos e sete feridos, informou hoje a Agência Nacional de Gestão de Catástrofes (BNPB).

Segundo esta agência, o incidente ocorreu quando um deslizamento de terras atingiu uma cabana onde as vítimas, todas de nacionalidade indonésia, estavam alojadas, segundo as autoridades.

O segundo deslizamento de terras ocorreu na véspera na capital da ilha, Denpasar, a sul de Bali, quando uma avalanche do cimo de um penhasco soterrou várias casas, causando cinco mortos e três feridos.

Os feridos foram transportados para hospitais em Bali, uma ilha onde as estâncias de luxo coexistem com infraestruturas deficientes e habitações de má qualidade, especialmente nas zonas rurais.

A BNPB afirmou no seu comunicado que continuam a ser esperadas chuvas ligeiras a fortes na maior parte de Bali e alertou para o facto de estas condições meteorológicas poderem conduzir a catástrofes como inundações e avalanches.

“Se houver chuva forte por mais de duas horas, os residentes em áreas abaixo de penhascos ou ao longo das margens dos rios devem mudar-se para áreas mais seguras”, avisou a BNPB.

A agência diz que as autoridades vão aumentar a vigilância das áreas com riscos potenciais.

Em março do ano passado, dois turistas estrangeiros, uma australiana e um holandês, foram mortos por um deslizamento de terras que submergiu a aldeia onde se encontravam.

A Indonésia, um vasto arquipélago de mais de 17 mil ilhas, é propensa a inundações, deslizamentos de terra e outros desastres naturais, especialmente durante a estação chuvosa, que geralmente vai de novembro a abril.

Últimas do Mundo

O novo sistema europeu de controlo de fronteiras externas para cidadãos extracomunitários vai entrar em funcionamento a partir de 12 de outubro em Portugal e restantes países do espaço Schengen, anunciaram hoje as autoridades.
Vestígios de ADN recolhidos em dois objetos encontrados perto do local do homicídio do ativista conservador Charlie Kirk correspondem ao do suspeito detido pelas autoridades, anunciou hoje o diretor do FBI, Kash Patel.
O alemão Christian Brückner, principal suspeito no caso do desaparecimento da criança ‘Maddie’ McCann, em 2007 numa estância balnear algarvia, recusou ser ouvido pela Polícia Metropolitana de Londres (‘Met’), informou hoje esta força policial.
Pelo menos 19 mulheres e crianças morreram após um autocarro ter caído a um rio em Zanfara, um estado no noroeste da Nigéria, avançou hoje a agência France-Presse (AFP).
André Ventura pediu a prisão de Pedro Sánchez, elogiou os confrontos em Múrcia e atacou a imigração em massa. Em Madrid, defendeu uma Europa “com menos imigrantes” e criticou ativistas pró-Gaza. Líder do CHEGA diz ter “orgulho tremendo” no que aconteceu em Espanha.
O funeral do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk, assassinado na quarta-feira, vai realizar-se a 21 de setembro no estado do Arizona, anunciou hoje a organização Turning Point, da qual era fundador.
Cerca de 110 mil pessoas participaram hoje num protesto pela “liberdade de expressão" em Londres, convocado pelo ativista britânico de direita radical Tommy Robinson, segundo estimativas da polícia londrina.
Pelo menos 21 pessoas ficaram feridas, três em estado grave e duas em estado "potencialmente grave", numa explosão no bar Mis Tesoros, que também afetou o prédio de habitação onde se situa, no bairro madrileno de Puente de Vallecas.
O robô explorador da agência espacial dos Estados Unidos (EUA), NASA, descobriu rochas num canal de rio seco que podem conter potenciais sinais de vida microscópica antiga, informaram os cientistas.
O gigante de 'software' Microsoft escapou a uma multa da Comissão Europeia que suspeitava de abuso de posição dominante no mercado relacionado com a sua aplicação de videoconferência Teams, que separou de outros programas.