STCP começa hoje a fiscalizar estacionamento nas faixas bus e paragens do Porto

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) começa hoje a fiscalizar o estacionamento indevido em faixas bus e em paragens no Porto, quer em vias de autocarro quer de elétrico.

© D.R.

De acordo com um comunicado enviado à Lusa na semana passada, a transportadora passa a “fiscalizar o estacionamento de veículos em faixas bus e nas vias com paragens de transporte público rodoviário e ferroviário [elétrico] na cidade do Porto”.

“A fiscalização será conduzida por agentes STCP devidamente credenciados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), que circularão em veículos identificados da STCP. Os agentes terão autoridade para emitir autos de contraordenação aos infratores, de acordo com as disposições do Código da Estrada”, refere a empresa em comunicado.

A equipa da STCP atuará em articulação com a Polícia Municipal do Porto, fiscalizando “áreas da cidade onde o estacionamento abusivo afeta mais a circulação de transporte público, como os corredores de circulação reservado (faixas bus) ou as imediações das paragens de autocarro e carro elétrico”.

“Para sancionar o estacionamento indevido, a fiscalização pode ser acionada através do alerta dado pelo motorista ao Centro de Controlo da STCP, pelo aviso do próprio Centro de Controlo aos agentes, ou ainda pelas rondas diárias realizadas pelos fiscais”, explica a transportadora.

O objetivo “é reduzir as perturbações na circulação, aumentando a velocidade comercial e a regularidade do serviço, que têm um impacto direto na qualidade de vida dos passageiros”.

Entre 2013 e 2023, o registo de multas nas faixas bus e nas paragens da STCP caiu para quase metade, de acordo com dados da transportadora noticiados pelo jornal Público, e a a velocidade comercial média da operação também tem vindo a diminuir ao longo dos últimos anos.

Em 20 de janeiro arrancou a fiscalização móvel automática ao estacionamento indevido por parte de veículos da Polícia Municipal do Porto, visando especialmente a paragem em segunda fila e zonas de residentes.

O novo sistema consiste em câmaras instaladas nas viaturas da Polícia Municipal para controlar o estacionamento abusivo, registando as matrículas dos veículos infratores.

Últimas do País

Portugal pediu assistência de satélite à União Europeia (UE), através do sistema Copernicus, mas ainda não ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, indicou esta quarta-feira à Lusa a Comissão Europeia.
Com o aumento dos incêndios e temperaturas elevadas, a falta de meios aéreos está a preocupar as autoridades.
Um estrangeiro de 20 anos foi detido, na segunda-feira, pelo Núcleo de Estrangeiros e Controlo Fronteiriço da Polícia de Segurança Pública de Lisboa, após ter desrespeitado uma ordem judicial de abandono voluntário do território nacional.
A GNR anunciou hoje ter identificado um homem de 22 anos suspeito de provocar um incêndio no concelho de Tondela, de forma acidental, quando se encontrava a limpar mato.
O presidente da Câmara de Ponte da Barca pediu hoje ajuda com reforço de meios aéreos para “salvar” a aldeia de Germil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), em risco de “ficar cercada” pelo fogo.
Os exames de radiologia representaram a quarta maior despesa convencionada do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2024, totalizando cerca de 131 milhões de euros, anunciou hoje a Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
Três estradas nacionais dos distritos de Aveiro, Portalegre e Castelo Branco estão hoje de manhã condicionadas devido a incêndios rurais, anunciou a GNR.
O Sindicato Nacional da Polícia (Sinapol) alertou para um agravamento da crise de recrutamento de agentes da PSP, após um curso de formação ter terminado hoje com 28% das vagas disponíveis por preencher.
Um incêndio que deflagrou hoje na freguesia de Alcanede, no concelho de Santarém, mobilizava pelas 17h40 quase 230 operacionais e já levou ao corte da Estrada Nacional (EN) 362, segundo o Comando Sub-Regional da Lezíria do Tejo.
O Tribunal de Santarém decretou a prisão preventiva de 13 dos 33 detidos no âmbito de uma operação conjunta entre as autoridades portuguesas e espanholas contra uma rede internacional de tráfico de droga.