PSI a verde com Mota-Engil e CTT a liderar os ganhos

A bolsa de Lisboa negociava hoje em alta, com as ações da Mota-Engil e dos CTT a liderarem os ganhos, a subirem 1,76% para 2,89 euros e 1,34% para 6,03 euros.

© CTT Image Archive

Cerca das 9h35 em Lisboa, o PSI mantinha a tendência da abertura e subia 0,38% para 6.491,61 pontos, com sete ‘papéis’ a subir e oito a descer a cotação.

Às ações da Mota-Engil e dos CTT seguiam-se as da Jerónimo Martins, BCP e NOS, que se valorizavam 0,52% para 19,15 euros, 0,49% para 0,50 euros e 0,44% para 3,41 euros.

Com a mesma tendência, as ações da Ibersol e Sonae avançavam 0,24% para 8,48 euros e 0,22% para 0,90 euros.

Em sentido contrário, as ações da Corticeira Amorim, Semapa e Altri desciam 0,95% para 8,37 euros, 0,53% para 15,00 euros e 0,43% para 5,76 euros.

As ações da Galp, Navigator e REN caíam 0,35% para 15,83 euros, 0,23% para 3,51 euros e 0,21% para 2,39 euros,

As outras duas ações que desciam de cotação eram as da EDP Renováveis e da EDP que desciam 0,06% para 8,84 euros e 0,03% para 3,03 euros.

As principais bolsas europeias negociavam ‘a vermelho’ atentas às notícias sobre a política tarifária do Presidente dos EUA, Donald Trump.

Depois das quedas de cerca de 1% registadas na segunda-feira, os mercados europeus mantinham hoje a tendência, apesar da decisão do Presidente norte-americano de adiar por um mês as tarifas contra o Canadá e o México, depois de obter compromissos de última hora sobre questões fronteiriças com o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, e a Presidente mexicana, Claudia Sheinbaum.

Tanto Sheinbaum como Trudeau comprometeram-se a enviar 10.000 soldados para as suas fronteiras para combater a entrada de droga e de imigrantes para os EUA, bem como a corrigir o défice comercial, dois aspetos que eram fundamentais para Trump.

No caso das tarifas de 10% sobre a China, que entraram em vigor apesar de Trump planear falar com o Presidente chinês Xi Jinping nas próximas horas, os EUA receberam uma resposta de Pequim sob a forma do anúncio das suas próprias tarifas contra os EUA.

A bolsa em Wall Street fechou em baixa na segunda-feira, embora tenha moderado as perdas provocadas de manhã pela iminente guerra comercial dos Estados Unidos contra os seus principais parceiros, depois de se saber que as tarifas sobre o México serão adiadas por um mês.

Na agenda macroeconómica do dia, destaque esta tarde para a publicação nos EUA do relatório JOLTS relativo ao mês de dezembro, que quantifica a oferta de emprego no país e que é o primeiro relatório de emprego a ser divulgado nos EUA esta semana, sendo o mais relevante o relatório de emprego não agrícola relativo a janeiro, que será publicado pelo Departamento do Trabalho norte-americano na próxima sexta-feira.

No mercado das matérias-primas, o preço do petróleo Brent para entrega em abril, a referência na Europa, baixava, para 75,03 dólares, contra 75,96 dólares na segunda-feira.

O euro estava a subir, a cotar-se a 1,0328 dólares no mercado de câmbios de Frankfurt, contra 1,0280 dólares na sexta-feira e 1,0218 dólares em 13 de janeiro, um mínimo desde 10 de novembro de 2022.

Últimas de Economia

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai pedir um reforço em 250 milhões de euros da garantia pública a que pode aceder para crédito à habitação para jovens, disse hoje o presidente executivo em conferência de imprensa.
O índice de preços dos óleos vegetais da FAO foi o único a registar um aumento em outubro, contrariando a tendência de descida generalizada nos mercados internacionais de bens alimentares. O indicador subiu 0,9% face a setembro, atingindo o nível mais elevado desde julho de 2022, segundo o relatório mensal divulgado pela organização.
Apesar de o número total de empresas criadas em Portugal até setembro ter aumentado 3,7% face ao mesmo período de 2024, mais 1.636 novas constituições, atingindo o valor mais elevado dos últimos 20 anos, os dados do Barómetro da Informa D&B revelam sinais de desaceleração em vários setores e regiões do país.
Os custos de construção de habitação nova aumentaram 4,8% em setembro, face ao mesmo mês de 2024, com a mão-de-obra a subir 8,8% e os materiais 1,4%, segundo dados do INE hoje divulgados.
A ministra do Trabalho afirmou hoje, no parlamento, que as pensões mais baixas deverão ter um aumento de 2,79% em 2026 e que a atribuição de um suplemento extraordinário dependerá da folga orçamental.
A EDP prevê investir cerca de 2,5 mil milhões de euros em Portugal no período 2026-2028, dos quais 1.700 milhões em redes de eletricidade, anunciou hoje o presidente executivo do grupo, Miguel Stilwell d’Andrade.
O Banco da Inglaterra decidiu hoje manter as taxas diretoras em 4%, o nível mais baixo em mais de dois anos, ao avaliar que as pressões inflacionistas persistem na economia britânica.
A presidente do Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou hoje que a perceção de risco da República francesa pode vir a contagiar uma economia como a portuguesa, pelo que não se deve estar "relaxado" face à situação orçamental.
A Comissão Europeia anunciou hoje ter aberto uma investigação a um possível conluio, violando as regras europeias, entre a Deutsche Börse, grupo alemão que opera a Bolsa de Valores de Frankfurt, e a norte-americana Nasdaq.
A Air France-KLM vai formalizar a manifestação de interesse na compra da TAP nas próximas semanas, até ao final de novembro, confirmou hoje o presidente executivo (CEO) da companhia Benjamin Smith.