Von der Leyen reúne-se na terça-feira com vice-Presidente dos EUA em altura de tensões comerciais

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reúne-se na terça-feira com o vice-Presidente dos Estados Unidos, J. D. Vance, no âmbito de uma cimeira mundial sobre Inteligência Artificial a decorrer em Paris, numa altura de tensões comerciais.

© Facebook/comissão europeia

“Hoje e amanhã [terça-feira], a presidente Von der Leyen estará em Paris, França, para participar na cimeira sobre Inteligência Artificial. Ainda em Paris, amanhã [terça-feira], a presidente encontrar-se-á com o vice-Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), James David Vance”, anunciou o porta-voz da Comissão Europeia, Stefan de Keersmaecker, na conferência de imprensa diária da instituição, em Bruxelas.

Fontes europeias têm indicado que, até ao momento, Ursula von der Leyen ainda não tem uma data marcada para um encontro bilateral com o Presidente norte-americano, Donald Trump, tendo apenas tido um contacto telefónico por ocasião da tomada de posse do republicano, no passado dia 20 de janeiro.

O encontro de Von der Leyen e J.D. Vance será, por isso, a reunião de mais alto nível entre a Comissão Europeia e a nova administração norte-americana desde o regresso de Donald Trump à Casa Branca (presidência norte-americana).

A reunião acontece após o republicano ter anunciado informalmente que irá impor tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio, contexto que afeta o setor da União Europeia (UE).

Em reação à intenção de Trump, hoje de manhã, o executivo comunitário indicou que esta, a concretizar-se, será uma medida “ilegal e economicamente contraproducente, especialmente tendo em conta as cadeias de produção profundamente integradas que a UE e os Estados Unidos estabeleceram através do comércio e investimento transatlânticos”.

Bruxelas ressalvou, porém, não ter recebido até agora “qualquer notificação oficial relativa à imposição de direitos aduaneiros adicionais sobre os produtos da UE”.

“Não responderemos a anúncios gerais sem pormenores ou esclarecimentos escritos. A UE não vê qualquer justificação para a imposição de direitos aduaneiros sobre as suas exportações, [mas] reagiremos para proteger os interesses das empresas, dos trabalhadores e dos consumidores europeus contra medidas injustificadas”, garantiu a Comissão Europeia.

Últimas do Mundo

Várias pessoas ficaram hoje feridas em Munique quando um condutor dirigiu o seu carro contra um grupo, atropelando várias, avançou a polícia alemã.
A Maritime Rescue resgatou, nas últimas horas, 217 pessoas, incluindo nove mulheres e um menor, que navegavam em duas canoas e num bote de borracha, em El Hierro e Lanzarote, informou hoje o porta-voz desta federação internacional de resgate.
Duas fontes palestinianas próximas das conversações em curso para pôr fim à crise que ameaça a trégua entre Israel e o Hamas disseram hoje à France Presse que há progressos que podem conduzir à troca de prisioneiros no sábado.
A Ucrânia sofreu uma redução mais acentuada de soldados do que a Rússia em 2024, que tem beneficiado do apoio da Coreia do Norte e do Irão, afirma o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS).
O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, defendeu hoje que os países europeus da organização devem gastar "muito mais" na sua defesa, fazendo eco das exigências urgentes nesse sentido do presidente norte-americano, Donald Trump.
Um total de 72 imigrantes de origem subsaariana foram hoje resgatados pela Guarda Civil de Maiorca e pelo Salvamento Marítimo de Espanha, em três barcos, nas costas da ilha de Cabrera, no arquipélago das Baleares. Todos os migrantes parecem gozar de boa saúde, informou a Delegação do governo nas Ilhas Baleares.
Mais de seis dezenas de países, sem Estados Unidos e Reino Unido, assinaram uma declaração para uma inteligência artificial aberta, inclusiva e ética, divulgada hoje na Cimeira de Ação sobre a IA, em Paris.
O ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) Luis Rubiales reiterou esta terça-feira, no tribunal em que está a ser julgado por agressão sexual, que teve consentimento da jogadora Jenni Hermoso para beijá-la em Sydney, em agosto de 2023.
Vários governos locais na China começaram a incorporar o modelo de inteligência artificial (IA) DeepSeek para ajudar nas tarefas administrativas e melhorar a assistência às necessidades públicas, informou hoje a imprensa local.
O braço armado do Hamas, as Brigadas al-Qasam, anunciou hoje que a troca de reféns israelitas por prisioneiros palestinianos não será realizada no próximo sábado devido às “violações inimigas” dos termos do acordo de cessar-fogo.